TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Finalidade Da Existência Humana? Qual O Sentido Da Vida, Do Estudo Universitário E Da Ciência?

Trabalho Escolar: Qual A Finalidade Da Existência Humana? Qual O Sentido Da Vida, Do Estudo Universitário E Da Ciência?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  1.356 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a finalidade da existência humana? Qual o sentido da vida, do estudo universitário e da ciência?

Ao longo dos tempos o homem sempre foi taxado de acordo com a época em que se vivia, os gregos tratavam da alma, deixando um pouco o lado material do homem, utilizando uma visão psicológica e não antropológica. Na Idade Média tratavam do lado espiritual, baseado na fé. No Renascimento o homem é olhado de forma mais integral, no qual é predominante, porém, a referência ainda é Deus. Na Idade Moderna, há a substituição de ser submisso a uma religião por um ser pensante por meio da razão e da experiência. Na Pós-Modernidade o homem após todas essas experiências acaba se perdendo perante a sociedade e a si mesmo e já não encontra mais segurança que dê sentido para sua existência.

Durante os períodos que se passaram notamos que o ser humano acabou sendo deixado em segundo plano perante a sociedade, e agora vivemos em um sociedade neoliberalista, no caso as iniciativas privadas que ditam as regras, como devemos viver, comer, nos vestir, comportamento, tudo é relacionado a parte exterior. Nos dias de hoje o homem é avaliado pelo que produz e consome, quando isso é incapaz de satisfazer o mínimo de exigência na sociedade, ele é excluído, levando para o fato de que aquele que tem posses ainda está integrado a sociedade.

No modo de estudo do Claretiano mostra-se a necessidade de se estudar o ser humano de forma em sua totalidade, não olhando apenas uma parte, analisando o homem como um ser multidimensional. Sendo quatro essas dimensões: biológica, psicológica, social e espiritual.

Na biológica: é tudo aquilo que se relaciona-se ao corpo do ser humano, é por ele que o ser humano faz contato com os outros, como mundo e Deus. O corpo nos dias de hoje é visto apenas como estética, ela demonstrada pela mídia que criou um conceito de estética perfeita.

Na Psicológica: vamos ao que os gregos falavam, a alma, levando a crer que o que faz a vida do ser acontecer é sua essência, essa que torna-se uma pequena parte do ser, o resto sendo hereditário e influencia social.

No Social: somos modificados como ser por causa de onde nascemos e vivemos, trazemos cargas genéticas e influência do meio que vivemos. Lembrando que o sistema capitalista ao qual somos jogados pela sociedade influenciam diretamente no ser humano.

No Espiritual: remete-se ao sentido de liberdade, tratado como condição própria do espirito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com