TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Engenharia Civil

Por:   •  19/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 9

PESQUISA:

   TRATAMENTO DE ÁGUA

Disciplina: Introdução à Engenharia Civil

Turma: 1º semestre

Período: Diurno

Nomes:

        Aline Aparecida de Oliveira

Bruno Bacarin

Diego de Oliveira

Guilherme Marques

Leonardo Matheus

Letícia Fidelis Andrade Santos

Rafael Sarubo

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Desenvolvimento        3

3.        Estudo de Caso        5

4.        Curiosidades        8

5.        Conclusão        10

6.        Bibliografia        11

  1. Introdução

A importância:

Cerca de 80% das doenças no mundo são causadas por ingestão de água contaminada, sendo a principal forma de transmissões de doenças no mundo. A ingestão de água contaminada pode trazer como consequência algumas doenças como: Diarreia; Febre Tifoide, Hepatite A, Parasitose, Cólera, além das intoxicações causadas por produtos químicos, industriais ou radiativos.

Nenhuma forma de vida consegue sobreviver sem água, além da necessidade de uma boa quantia de água por dia, também é necessário à pureza dessa água, por isso é de extrema importância um bom tratamento de água.

A água é essencial na vida das pessoal, além de matar a nossa sede, ela é usada no preparo de alimentos, na higiene pessoal e coletiva e no lazer. A água também é materia prima na produção industrial e na fabricação de bens de consumo

Mas num planeta onde mais de 2/3 da superfície é coberta por água; alguns podem pensar, erronaemente, que a falta da água nunca acontecerá. Enquanto a quantidade de água disponível para consumo no planeta é a mesma de 250 anos atrás, a população não para de crescer. Portanto, a água é um bem finito se não for bem utilizada.

Não acostumamos a dar valor que a água merece por que sempre que abrimos a torneira ela sempre está lá, como se fosse mágica, mas não bem assim. Até chegar às casas, a água percorre um longo caminho, onde os responsáveis dessa tarefa são as companhias de saneamento básico do estado ou município.

  1. Desenvolvimento

Definição:

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação.

Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:

- Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

- Floculação: em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

- Decantação: em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

- Filtração: a água passa por filtros formados por carvão, areia e cascalho de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

- Desinfecção: é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.

- Fluoretação: é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

- Correção de PH: é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

 [pic 1]

  1. Estudo de Caso

O estudo de caso foi realizado na cidade de Guareí-SP, onde a companhia de saneamento básico responsável é a SABESP.[pic 2]

Para abastecer essa cidade, a SABESP conta apenas com 01 estação de tratamento de água, responsável por atender cerca de 15 mil habitantes.

A ETA da cidade é capaz de tratar 25 litros por segundo, trabalhando 20 horas diárias resultando em média 1.800.000  litros de água tratada por dia.[pic 3]

        

[pic 4]

A água que abastece esse sistema vem da represa localizada na própria cidade, onde está a estação de elevação que bombeia a água bruta até a ETA percorrendo cerca de 2.000 metros em tubulações.

        

[pic 5]

O tratamento da água tem início logo na entrada da ETA com a aplicação do coagulante sulfato de alumínio, adição de cloro para facilitar a retirada da matéria orgânica e o alcalinizante, sendo a cal, para ajustar o ph em 5,5. Seguido de uma agitação lenta para que esses produtos químicos possam ter um tempo pra agir, essa solução passa pela fase de floculação fazendo com que as impurezas se aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos.[pic 6][pic 7]

        Após essa fase, a água segue para o decantador. Nessa etapa, o líquido é dividido em dois tanques com o mínimo de agitação possível e o mesmo é captado por tubos com cavidades na parte superior, o mais próximo possível da superfície para captar a água com menos impurezas. Esses tanques têm uma profundidade de aproximadamente 4,5m e o lodo formado no fundo do tanque é liberado para o canal de esgoto periodicamente.[pic 8][pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (639.6 Kb)   docx (512.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com