TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Populares

Artigos Científicos: Jogos Populares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 9

JOGOS POPULARES

Golzinho

Golzinho é um termo brasileiro que descreve uma modalidade oficiosa e recreativa de futebol , uma adaptação deste variação do futebol de rua e da "pelada" , disputado geralmente nas ruas , mas também em praias, onde não há goleiros e a área dos gols é bem menor que o da baliza do futsal, sendo que quase sempre não há baliza, mas apenas uma marcação feita com chinelos , tijolos , cocos ou outros materiais. Seu nome é originado da oposição ao golzão, outra modalidade.

Não há história documentada do golzinho e nem uma federação esportiva regulamentadora, embora existam competições isoladas em várias partes do Brasil, organizadas por prefeituras ou meios de comunicação, que afirmam organizar torneios de golzinho, cada qual com regras próprias, sempre de forma recreativa e amadora.

Em 2012, o jornal O Globo organizou o primeiro torneio de golzinho na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Queimado

Queimada é um jogo esportivo muito usado como brincadeira infantil. O material utilizado é uma bola de vôlei ou de borracha, de tamanho médio. O local é um terreno plano, de forma retangular, demarcado por linhas que deve ter mais ou menos 16 m de comprimento por 8 m de largura, sendo dividido em dois campos iguais, por uma linha reta e bem visível traçada no solo. O tamanho do terreno pode variar conforme o número de jogadores.

O jogo pode conter vinte ou mais jogadores. As qualidades desenvolvidas são movimento, destreza, domínio e cooperação. O objetivo do jogo é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. O grupo vencedor será aquele que fizer o maior número de prisioneiros dentro de um tempo pré-estabelecido, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.

Cada time fica situado em um campo e um dos jogadores de cada lado deverá ser colocado atrás da linha de fundo do campo adversário.

A partida do jogo é iniciada com o apito do instrutor, assim um jogador do partido a quem coube a bola arremessa-a ao campo adversário com o objetivo de atingir, “queimar”, algum jogador adversário.

O jogo de queimada também pode ser conhecido por outras denominações, como: Barra Bola; Bola Queimada; Cemitério; Mata-mata; Mata-soldado; Queimado; Caçador no estado do Paraná e Rio Grande do Sul; Carimba no estado do Ceará; Baleado no estado da Bahia.

A brincadeira do jogo de queimada não existe número estabelecido de participantes, as regras não são muito rígidas, porém o objetivo é o mesmo: Eliminar a equipe oposta.

Pique- Bandeira

Os participantes são divididos em dois times. Divida o espaço em dois campos de tamanhos iguais - quanto mais comprido e estreito o campo, mais difícil fica o jogo. Cada time deve colocar a bandeira - que pode ser um pedaço de pano ou lençol - no local que considerar mais difícil e distante dentro do seu campo.

O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário e capturar a bandeira sem ser pego. Quem for pego deve ficar parado, congelado, no território oposto. O participante poderá ser libertado por alguém de sua equipe que conseguir tocá-lo sem ser pego pelo adversário.

Dicas: experimente espalhar várias bandeiras nos campos adversários, ou faça a brincadeira em um espaço bem grande sem delimitar os territórios.

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Pega-bandeira, bandeira, bandeirinha, rouba bandeira, bimbarra, capture a bandeira, barra bandeira, rouba lata.

Cabo de Guerra

Cabo de guerra, também conhecido por jogos da corda, é uma atividade esportiva que envolve força, onde duas equipes disputam entre si um teste da mesma.

Segundo as regras internacionais cada equipe deve ser composta de oito integrantes. Os competidores ficam dispostos em linha reta, seguidos ao longo do cabo, de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Entre os dois grupos existe uma linha central. O cabo é marcado em seu ponto central e em dois outros pontos distantes quatro metros de seu centro. A disputa é iniciada pelos dois times com a marca central do cabo coincidindo com a linha central.

O objetivo do jogo é puxar o grupo oponente, fazendo com que ele cruze a linha central com sua marca de quatro metros do cabo. Outra forma de vencer a disputa é conseguir fazer o oponente cometer uma falta. O esporte foi incluído nos Jogos Olímpicos de 1900 a 1920.

No ano de 1900, em Paris, principiou como modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão. Apenas duas equipes participaram da disputa, a vencedora elegeu-se campeã. A equipe sueco-dinamarquesa obteve vitória sobre as duas primeiras disputas, conquistando a medalha de ouro.

Esconde-esconde

Esconde-esconde ou escondidas é uma brincadeira infantil, na qual enquanto uma pessoa (o "pegue") fica com os olhos fechados ou tapados contando até certo número combinado com os participantes, os demais se escondem.

O "pegue" deve localizar todas as pessoas escondidas para que ele vença, sem deixar que alguém retorne ao ponto de partida. O primeiro dos que tiver se escondido a retornar para o ponto de partida vence, fazendo com que aquele que os procurava perca a partida e tenha que começar de novo.

Também pode ser jogada de outros modos, uma pessoa conta até certo número com os olhos fechados e as outras se escondem, as pessoas que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "31, (Nome de quem bateu), o primeiro ou o último (depende da escolha dos participantes) a bater devem ficar no lugar do "pegue" começando assim um novo jogo.

Caso, o último a ser encontrado consiga chegar ao ponto e bater, ele tem a opção de salvar todos, fazendo assim, aqueles que não conseguirem se salvar, serão salvos e o "pegue" terá de contar novamente. Também conhecido em algumas regiões como "Salve o Mundo" e " Salve Todos".

Bola de gude

Berlinde ou bola de gude, gude ou bila (português brasileiro) é uma pequena bola de vidro maciço, pedra, ou metal, normalmente escura, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos infantis.

Também é conhecido pelos nomes: burquinha, burca, baleba, bila, biloca, bilosca, birosca, bolinha-de-gude, bolita, boleba, bolega, bugalho, búraca, búlica, búrica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com