TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS EMRESARIAIS

Dissertações: JOGOS EMRESARIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2012  •  4.677 Palavras (19 Páginas)  •  1.313 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE

JOGOS EMPRESARIAIS + ORGANIZAÇÃO: Brincadeira de Gente Grande

Dione da Silva Ramos

Fabricia Regiane da Silva

Juliana Nogueira dos Santos

Liliane Aparecida Campos

Paulo Henrique Maia de Oliveira

Renato da Silva Ferreira

RESUMO

A Atividade de Simulação Profissional Integrada – ASPI tem como objetivo aumentar o conhecimento no qual ultrapassa os limites das disciplinas, oferecendo ao discente uma visão sistêmica das atividades inerentes ao mercado de trabalho. Possibilitando qualidade em seu desenvolvimento. O assunto abordado na ASPI direciona-se sobre os jogos empresariais, pois tem sido de grande importância para se posicionar dentro do mercado. Esta prática permite treinar, selecionar e capacitar, sendo utilizada com maior frequência dentro das organizações. Essa atividade identifica em seus colaboradores e em suas equipes, as habilidades, atitudes, competências e interação diante as situações reais. O segmento deste estudo, através de consultas bibliográficas tem o objetivo de informar a origem dos jogos empresariais, os principais fatores e objetivos. A importância dessa prática dentro de uma organização permite identificar a capacidade de empreender e inovar. No Brasil os jogos começaram a ser praticados em meados anos 70, introduzidos nas instituições na década de 90, onde tem apresentado grande crescimento dentro das organizações brasileiras.

Palavra-chave: Jogos de empresa, situação real, competência, habilidade, atitude.

INTRODUÇÃO

É imprescindível articular a teoria e a prática nos processos de ensino neste cenário em que a educação está inserida atualmente. Essa articulação permite ao aluno perceber a utilidade do conhecimento, bem como aprender a aplicar o conhecimento de cada disciplina para a compreensão de uma situação problema integrando os saberes. Permite também o aluno, a percepção de que os conhecimentos acumulados não consistam num amontoado de informações técnico-científicas, mas em uma ferramenta que os instrumentalizará para enfrentar o mundo, permitindo-lhes resolver situações até então desconhecidas, além de lhe proporcionar uma formação articulada.

Essa formação favorece o desenvolvimento de habilidades e competências para atuar no mercado de trabalho de forma criativa, ativa e critica, investindo em inteligência emocional, no relacionamento interpessoal, no marketing pessoal, além do domínio de conhecimentos técnicos e do ramo no qual as empresas estão inseridas e seu funcionamento. O desenvolvimento dessas habilidades e competências permitirá aos alunos se inserirem nas organizações como profissionais com características empreendedoras, organizados e talentosos para delegar e controlar tarefas.

Aptos a atuarem em qualquer organização, seja com fins lucrativos ou não. Capazes de gerar informações úteis, otimizando os resultados diante dos recursos humanos e financeiros que possuírem, visando o crescimento e o equilíbrio econômico, financeiro e sistêmico. Que possa apoiar a definição de estratégias e viabilizar o estabelecimento de políticas, programas e métodos de trabalho, além de contribuir na avaliação de projetos e na correção de eventuais erros nessas estratégias e políticas.

O principal objetivo da ASPI é possibilitar um conhecimento globalizante que ultrapassa o limite de cada disciplina, com uma visão sistêmica e interdisciplinar das atividades inerentes ao mercado de trabalho, onde os conteúdos das disciplinas são apresentados e integrados, de maneira que o aluno estude todas as disciplinas oferecidas na matriz curricular do curso com equilíbrio.

Além disso, é importante desafiar os alunos, possibilitando saltos qualitativos no seu desenvolvimento. Já nas primeiras semanas de aula, o professor Articulador dialoga com seus alunos, informando a temática, as atividades que serão desenvolvidas, a forma de participação das disciplinas, além de conduzir a formação dos grupos, instruindo sobre a apresentação do trabalho de escrito, oral e seus critérios de avaliação.

Para este semestre a temática é A influência das Micro e Pequenas empresas na sociedade brasileira e como temática para os períodos A gestão de pessoas e seu impacto no crescimento das micro e pequenas empresas. Para este tipo de organização, as mesmas são classificadas de acordo com o número de empregados e com o faturamento bruto anual. De acordo com o PEA (População Economicamente Ativa), que através de suas diferentes atividades econômicas matem famílias com seu poder aquisitivo. Sua sobrevivência é fundamental para economia do Brasil, pois não somente as grandes indústrias nacionais ou multinacionais apresentam grande importância definitiva no mercado atual, mas também, as micro e pequenas empresas. Ambas exportam seu produto para outros países tornando-se indispensáveis ao mercado de atuação. Segundo a Constituição Federal (1988), há um limite de receita para tais empresas, como mostra o Decreto nº 5.028/2004, de 31 de março de 2004, que o critério para determinação do porte de uma empresa é sua receita bruta anual.

Esse perfil profissional é muito importante para as organizações considerando as situações antagônicas em que estão inseridas atualmente, pois de um lado, há o desenvolvimento econômico e de outro, concomitantemente, situações de crise. Essa situação demanda por profissionais com conhecimentos que vão além dos instrumentais da profissão atualizados quanto à legislação capazes de perceber as necessidades dos clientes e usuários e ajudá-los na interpretação das informações com conhecimentos de tecnologias da informação, pois hoje ele pode contar com sistemas informatizados de computação que facilitam em muito seu trabalho empreendedor e entusiasta, com visão sistêmica, flexível, além de aliar tudo isso ao conhecimento de língua estrangeira.

Para ser capaz de tal atuação é preciso que esses alunos tenham uma formação condizente com tais exigências do mercado, que demanda por profissionais com capacidade de fazer seu planejamento profissional, investir em inteligência emocional (para obter facilidades em relacionamentos com outras pessoas) e em marketing pessoal, além de conhecimentos técnicos e do ramo no qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com