TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juntas conceituais

Tese: Juntas conceituais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Tese  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 6

1. Conceituar junturas;

Juntura significa conexões e no esqueleto, tem afinal idade de unir os ossos e permitir a sua mobilidade.

2. Classificar as junturas de acordo com o elemento que se interpõe às peças que se articulam e definir cada tipo;

Junturas fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

3. Citar exemplos de junturas fibrosas e cartilaginosas;

No esqueleto temos dois tipos de junturas fibrosas: as suturas encontradas em ossos do crânio e sindesmoses tíbios existentes nas extremidades distais da tíbia efíbula; junturas cartilaginosas: temos as sincondroses da cartilagem hialina mais comumente encontrada na regiãoesfeno-occiptal na base do crânio.

4. Identificar junturas fibrosas e cartilaginosas em peças preparadas;

Peças fibrosas no crânio: Sutura plana entre os ossos nasais, Suturas escamosas entre os ossos do parietal e temporal e as Suturas serradas ou denteadas entre os ossos parietais tem mobilidade extremamente reduzida embora o tecido interposto confira uma certa elasticidade. As peças cartilaginosas de natureza hialina se apresentam na sínfise púbica, disco intervertebral e na sincondrose esfeno-occiptal onde estas peças apresentam uma mobilidade reduzida.

5. Definir, morfológica e funcionalmente fontanelas identificá-las em crânios fetais;

As fontanelas ou fontículos ou ainda denominadavulgaramente de moleiras, estão situadas na região superior antero-posterior (AP) ou frontal e superiorpostero-anterior (Pa) ou posterior. São regiões onde a calcificação ainda não foi completada tendo grande volume de tecido conjuntivo fibroso, possibilitando um maior distanciamento e mobilidade dos ossos que, facilita uma redução bastante apreciável da cabeça do feto no momento do parto.

6. Citar as características de uma juntura sinovial;

Junturas sinoviais se encontram onde existe a necessidade de deslizamento ósseo contra outro comonas articulações. São constituídos de uma cápsula articular (espécie de manguito que envolve a articulação

Prendendo-se nos ossos que se articulam) e um líquido denominado de sinóvia ou líquido sinovial.

7. Definir juntura sinovial simples e composta exemplificando;

Juntura simples se define na articulação de apenas dois ossos como a articulação do joelho (fêmur e tíbia), e a composta, quando a articulação envolve mais de dois ossos como no cotovelo, três ossos (úmero, rádio e ulna).

8. Definir a cartilagem articular considerando o aspecto macroscópico e funções;

A cartilagem articular tem composição hialina e representa a parte não calcificada do osso. Em virtude deste revestimento, as superfícies se apresentam de cor esbranquiçada, lisa e polida. Devido a estas características, possibilita grande mobilidade.

9. Identificar a cartilagem articular em peças preparadas;

A cartilagem articular se encontra nas convexidades de ossos como omoplata e nas partes distais e proximais de ossos longos em suas condições.

10. Definir morfológica e funcionalmente discos e meniscos e identifica-los em peças preparadas;

Os discos e meniscos são constituídos de material fribrocatilaginoso e seriam destinadas a receber violentas pressões.

11. Definir morfológica e funcionalmente, a cápsula articular;

A cápsula articular se apresenta com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). A membrana externa e mais resistente e pode estar reforçada em alguns pontos por feixes também fibrosos que constituem os ligamentos capsulares destinados a aumentar sua resistência, bem como, em algumas junturas sinoviais existirem ligamentos independentes da cápsula denominadas de extra-capsular ou acessórias, como no joelho, aparecem também ligamentos intra-articulares. A membrana Interna é a parte mais interna da cápsula sendo bastante vascularizada e enervada, sendo responsável pela sinóvia (liquido sinovial) contendo ácido hialurônico que confere viscosidade necessária para sua função lubrificadora.

12. Citar os componentes da cápsula articular;

Membrana conjuntiva ou manguito, e membranasinovial.

13. Citar as diferenças entre ligamentos capsulares, extra-capsulares e intra-capsulares;

Os ligamentos capsulares têm a finalidade de aumentar aresistência da cápsula articular e manter a união dos ossos. Os ligamentos extra-capsulares ou acessórios estabilizar e impedir o movimento em planos indesejáveis. Os intra-capsulares, dar melhor suporte e proteção durante os movimentos bruscos que ocasionam forte pressão sobre as superfícies dos ossos.

14. Identificar cápsula articular e ligamentos extra-capsulares e intra-capsulares em peças preparadas;

A cápsula articular e feita de duas camadas: a parte externa é composta pela membrana fibrosa, que se apresenta na forma de um manguito prendendo as partes em contato do osso em toda a sua extensão, inclusive, protegendo o meio interno do meio externo; aparte interna é amplamente vascularizada e é denominada de membrana sinovial responsável pela produção da sinóvia ou líquido sinovial que, tem afinal idade de, lubrificar as partes em contato na articulação dando maior mobilidade e protegendo contra desgaste pelo atrito dos ossos em contato; os ligamentos extra-capsulares de composição fibrosa existente na cápsula articular externa, tem a finalidade de reforçar o contato dos ossos na articulação e os ligamentos internos ou intra-capsulares (estudo no joelho), ficam dispostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com