TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL E DE POLITICAS PUBLICAS

Por:   •  30/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  6.088 Palavras (25 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 25

Licenciamento Ambiental

Gestão e Políticas Ambientais

Relatório de Atividades em Campo

Prof.: Luiz O  F

Aluna: Patricia Pa da Ro

Alta Floresta- MT

Maio de 2018


Local: Subestação de energia

Gestão e Políticas Ambientais

  1. Como base nas observações em campo, quais ações públicas você recomendaria para solucionar os aspectos negativos observadas nesses locais? E para potencializar os aspectos positivos?

Para solucionar os pontos negativos na subestação de energia seria necessário que houvesse a implementação de uma maior quantidade de funcionários com  mão de obra qualificada, pois os funcionários que atende a região de Alta Floresta e municípios próximos  são poucos e com isso, caso ocorra um acidente ou mesmo seja necessário realizar a manutenção de redes ou maquinas é necessário que haja o translado de funcionários de outra região para que seja  composto  o quadro de atendentes, a infraestrutura de distribuição para as unidades consumidoras precisam passar por melhorias, pois as redes de transmissão são interligadas com redes menores  e com isso caso não ocorra a devida limpeza de faixas ao redor de postes e fios , em especial na rede rural irá gerar o contato de galhos com os fios de energia e com isso a sua falta de prestação de serviço para o consumidor, gerando transtornos e prejuízos, a redução da altas taxas de cobrança, pois os serviços prestados deixa  à desejar com relação a qualidade / taxas e tarifas .

E para potencializar os pontos positivos a empresa que é responsável pela distribuição, deveria realizar com regularidade pesquisa de satisfação com os consumidores, visando com isso sempre estar realizando melhorias para que atingem diretamente o consumidor final,  a   troca de postes de madeira, por de concreto ou que estejam danificados para que haja uma melhor amplitude de serviços e de qualidade, reduzir taxas e tarifas de energia e atendentes mais ágeis em caso de emergências, ex: queda de energia pois em algumas partes do município chega a  demorar  mais de 24 horas para que ocorra a solução e o restabelecimento dos serviços ( zona rural ).    

  1. Descreva iniciativas publicadas em material científico ou mídia comum que possuam estreita relação com as ações que você recomendou para esse local.

Na opinião de Boynton, Johnson e Kell (2002), mesmo após cinco décadas, a importância dos controles internos tornou-se ainda maior para os usuários internos e externos. Devido às operações se tornarem cada vez mais on-line, o grande número de operações diárias exige das empresas informações rápidas e concisas, algo que somente se torna possível por meio dos controles internos. Para Albrecht e Bradford (1992), a Matriz de importância – desempenho evidencia em que atividade a empresa está empregando seus recursos, sejam financeiros ou não; e, por sua vez, se tal atividade por meio de informação obtidas de diversas outras empresas do mesmo setor; desta forma tem-se um padrão, uma base de mensuração. Com essa base é possível analisar individualmente as atividades, uma vez que seja feitas pesquisas que utilizam como critérios as informações obtidas na base padrão.  E segundo a ANEEL, o sistema de tarifas foi criado para informar aos consumidores quais sãos os reais custos para a geração de energia, consumidores são informados através das bandeira tarifarias na seguintes cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custa mais ou menos por causa das condições de geração. Sendo que para o referido mês de Junho de 2018 a bandeira tarifária para o mês será vermelha (patamar 2) com custo de R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Um valor excessivo quando se compara a relação custo/benefício.

Licenciamento Ambiental

  1. Quais os impactos ambientais observados em campo nesse local?

Ausência de APPs ou mesmo de arvores ao seu entorno, ruídos constante mesmo que em baixa frequência; podendo gerar problemas de audição aos moradores que residem próximos se expostos por um longo período, possível vazamento de material dos motores ex: óleo, podendo com isso gerar a contaminação do solo, afugentamento de animais. A grande expansão dos centros urbanos no Brasil exige uma demanda de energia cada vez maior para suprir a necessidade dos brasileiros.

  1. Quais os impactos inerentes às atividades observadas nesse local são listados em literatura técnica-científica (Relatório de Impacto Ambiental)?

Entretanto, o novo código lei florestal (2012), no artigo 12 no § 7o: Não será exigido Reserva Legal relativa às áreas adquiridas ou desapropriadas por detentor de concessão, permissão ou autorização para exploração de potencial de energia hidráulica, nas quais funcionem empreendimentos de geração de energia elétrica, subestações ou sejam instaladas linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica. Segundo dados do IBGE (2010), 97,8% dos domicílios do país possuem cobertura de energia elétrica. As redes aéreas convencionais possuem um sistema formado por condutores nus caracterizados pela exposição a intempéries do ambiente, que representam agentes causadores dos desligamentos das redes (FINK, 2013). Sendo um fator de impacto social uma vez que podem acarretar acidentes. As ondas sonoras possuem uma amplitude, que determina o nível de pressão sonora, cuja unidade de medida é o decibel (dB) (LAZARRINI, 1998). Para medir o nível de pressão sonora são utilizados aparelhos, chamados de medidores de nível de pressão sonora ou decibelímetros (LIMA; CARVALHO, 2010). Durante a evolução, foram com esses níveis de pressão sonora que o corpo humano conviveu. Todavia, na atualidade um grande número de ruídos de elevada intensidade é gerado artificialmente nas cidades. Em algumas metrópoles e mesmo em ambientes de trabalho o nível de pressão sonora pode alcançar mais de 100 dB, o que pode causar uma série de doenças nas pessoas que vivem nesses ambientes, além de outros problemas (PALMA et al., 2009; GONÇALVES, 2011).

Local: Aterro de material orgânico - Lixão

Gestão e Políticas Ambientais

  1. Como base nas observações em campo, quais ações públicas você recomendaria para solucionar os aspectos negativos observadas nesses locais? E para potencializar os aspectos positivos?

A criação de local apropriado para que seja realizados o descarte de material ( lixo ),e que siga as leis do plano nacional de resíduos sólidos, que o solo receba a impermeabilização necessária para que não haja contaminação do solo e lençol freático, retirada de moradores do local, pois apresenta condições inadequadas para que se tenha residências no ambiente,  isolamento da área  para que todo material que ali seja descartado receba devido tratamento e que apenas pessoas autorizadas entrem no local, por se encontrar  próximo a ( MT 208 ),  que possui  um nível de trafego considerável e estar próximo à entrada da cidade seria adequado que a entrada recebesse uma cobertura vegetal para que amenize impactos; tais como o arremesso de material sem a devida autorização, que a associação de coletores seja reativada e ações públicas para solucionar seria a  instalação de lixeiras que visam fazer a coleta seletiva na cidade, a criação de associações que realizem  a reciclagem de material que não precisam  ir para o lixão, coleta de material orgânico para que seja feito a compostagem e revendido por um preço mais baixo para a população , educação ambiental para a conscientização da população, criação de um local onde moradores possam deixar “ objetos” que não utilizem mais e estejam funcionando, ex: geladeira, livros,  sofá, celular, utensílios domésticos entre outros  , pois em sua grande maioria a população é movida pelo consumismo e descarta material  que poderia ser útil para alguém de forma incorreta, uso de material orgânico  como biocombustível e fertilizante.  E para potencializar os pontos positivos o incentivo de reciclagem de material que estão armazenados neste local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (233 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com