TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento

Casos: Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  257 Visualizações

Estar alfabetizado é aprender a ler e escrever, produzir e interpretar diferentes tipos de textos desenvolvendo assim habilidades da leitura e da escrita. É a capacidade de interagir com o mundo por meio do conhecimento e nesse contexto a escola tem um papel muito importante no processo de ensino-aprendizagem, é tornar o aluno como alfabetizado, o que inclui o domínio do código. Tendo como desafio tornar o aluno alfabetizado, habilitando-o a usar a escrita em atividades comunicativas e culturais. Para isso é preciso contextualizar o uso da escrita no e a partir do cotidiano, e propor leitura e escrita de diferentes tipos de texto, doando-lhe significado, pois o letramento implica ir além de atividades escolares, abrangendo para o meio social.

O ato de ler abrange a capacidade de interpretar, compreender, estabelecer relações com o real, ler dominando a mecânica de leitura e a relacionando simultaneamente com o pensamento, saber criticar e reproduzir conhecimento.

Escrever é um processo de relacionamento entre as atividades sonoras e símbolos escritos, e é também um processo de expressão de ideias e de organização do pensamento sobforma escrita. Dessa maneira, escrever engloba desde habilidades de traduzir fonemas em grafemas, até habilidades cognitivas e metacognitivas; incluem habilidades motoras, ortografia, uso adequado da pontuação, habilidades de selecionar informações relevantes sobre o tema do texto e identificar os leitores pretendidos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com