TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciamento Ambiental Para Abertura de Loteamento

Por:   •  14/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo conhecer a poluição causada pela construção do loteamento Morada do Sol III, localizado na Zona Norte da cidade de Lavras, Minas Gerais. A pesquisa baseou-se em levantamentos bibliográficos e visitas na área de estudo.

A implantação de loteamentos é uma atividade modificadora do meio ambiente, cujo potencial de causar impactos ambientais é relevante, seja no meio natural, construído ou urbano.

Pudemos constatar a insatisfação os moradores com o empreendimento, pois o mesmo está gerando muita poeira, problemas respiratórios em idosos e crianças, ruídos alto do maquinário e das explosões e rachaduras nas construções próximas.

Palavras-chave: Loteamento. Impactos Ambientais. Insatisfação.

Abstract

This study aims to understand the pollution by building allotment Sunhome III, located in the northern city of Lavras, Minas Gerais. The research was based on literature surveys and visits in the study area.

The deployment of allotments is a modifying activity of the environment, whose potential to cause environmental impacts is relevant, whether in the wild, whether in urban or built environment.

We observed the dissatisfaction with the locals venture, because it is generating a lot of dust, respiratory problems in children and the elderly, the high noise machinery and explosions and cracks in nearby buildings.

Keywords: Allotment. Environmental Impacts. Dissatisfaction.

LISTA DE FOTOS

FOTO 1        VISTA ÁEREA DO LOCAL.....................................................................6

FOTO 2        MORADORA DO BAIRRO JARDIM CAMPESTRE II.............................7

FOTO 3        CRIANÇA COM PROBLEMA RESPIRATÓRIO.....................................7

FOTO 4        MÁQUINAS QUE TRABALHAM NA OBRA............................................8

FOTO 5        EXPLOSÃO DAS PEDRAS....................................................................9

FOTO 6        PEDRAS QUE SÃO DESMONTADAS..................................................9

FOTO 7        RACHADURAS NA PAREDE...............................................................10

FOTO 8        RACHADURAS NOS PISOS................................................................10

FOTO 9        DELIMITAÇÃO APP............................................................................11

FOTO 10        RESÍDUOS ABANDONADOS..............................................................11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 O EMPREENDIMENTO        7

3 OUTROS POSSÍVEIS PROBLEMAS        1

4 PONTO DE VISTA DOS FUTUROS GESTORES        2

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        4

REFERÊNCIAS        5

 

  1. INTRODUÇÃO

Empreendimentos como loteamentos são comuns em todas as cidades. Pegamos como ponto de partida para esse trabalho um novo loteamento que está sendo construído na cidade de Lavras – MG, o mesmo está em fase de obras e terá o nome de Morada do Sol III e após sua ocupação será mais um bairro de nossa cidade.

A construção de um loteamento parece uma coisa normal, levando em conta o crescimento populacional, que leva ao desenvolvimento do município, mas e o impacto ambiental que está por trás do empreendimento?

Essa atividade modifica o meio ambiente e afeta a saúde, segurança e bem-estar da população dos bairros circunvizinhos.

Em pesquisa “in loco” avaliamos que o loteamento está causando diversos impactos ambientais, entre eles, a poluição – visual, sonora, física e biológica.

O local escolhido para a construção do loteamento é conhecido como “Pedreira”, devido ao grande volume de pedras de calcário. Por esse motivo acontecem explosões com grande freqüência para a remoção das pedras.

  1. O EMPREENDIMENTO

A população de uma cidade está sempre crescendo, com isso a necessidade se construir mais moradias.

O loteamento Morada do Sol III encontra-se ligado aos bairros Jardim Campestre II, Morada do Sol II e próximo aos bairros Jardim Glória e Morada do Sol I, fica a aproximadamente 5 km do centro da cidade e esta em fase de implantação.

O local é conhecido como “Pedreira”, devido à grande quantidade de pedras de calcário presentes na região.

Segundo Siva (2004), a construção civil é ainda responsável por grande parte do impacto ambiental causado no mundo, seja pelo consumo de produtos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos.

FOTO 1 - Vista área do local (Google Earth)

A sua construção esta ocasionando alguns danos aos bairros circunvizinhos, dentre os quais poeira, ruídos e rachaduras nas casas próximas.

  1. POEIRA (poluição do ar): como houve supressão da vegetação, o solo ficou exposto às intempéries, tornando-se muito fragmentado, com a movimentação das maquinas e um período sem chuva, formou-se uma poeira fina – material particulado, que se dissemina com muita facilidade. Como o ponto de localização é mais alto, a poeira se espalha com muita facilidade, atingindo os bairros circunvizinhos.

A poeira está deixando os morados dos bairros próximos como problemas respiratórios, principalmente as crianças e os idosos, além de sujar a casa com a poeira avermelhada, difícil de ser removida.

A elevação dos níveis de poluição do ar leva mais crianças em crise aos hospitais por problemas respiratórios e aumenta os casos de morbidade e mortalidade nos idosos, tanto por problemas respiratórios quanto cardiovasculares (Martins ET AL, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (441.2 Kb)   docx (285.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com