TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAL DE ALZHEIMER

Exames: MAL DE ALZHEIMER. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO 1

-A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa atualmente incurável mas que possui tratamento. – É uma doença lenta e fatal a doença evolui à medida que fragmentos de duas proteínas anormais se agregam, formando placas senis e degeneração fibrilar que se acumulam no cérebro e matam as células cerebrais.

- Alois Alzheimer (1864 - 1915) Neurologista alemão, o primeiro a reconhecer a doença degenerativa.

- Em 1906, Alois Alzheimer publicou o seu famoso artigo sobre “uma rara doença do córtex cerebral”

INTRODUÇÃO 2

- Relata o caso de sua paciente, August D. (51 anos), e o define como uma patologia neurológica - não reconhecida, que cursa com demência, destacando os sintomas de déficit de memória, de alterações de comportamento e de incapacidade para as atividades rotineiras.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS

- Atinge 1% dos idosos entre 65 e 70 anos mas sua prevalência aumenta exponencialmente com os anos sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos.

● No mundo o número de portadores de Alzheimer é cerca de 25 milhões, com cerca de 1 milhão de casos no Brasil e cerca de 100 mil em Portugal.

● A probabilidade de um parente próximo ter a doença é quatro vezes maior que na população em geral, que tem probabilidade menor que 1%

ETIOLOGIA

- Trata-se de um problema de dentro dos neurônios (as células cerebrais). - os quais atrofiam em vários lugares do cérebro, placas e fibras retorcidas, enroscadas umas nas outras. Existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem em funções tais como:

Memória, Raciocínio, Lógica, Abstração e Orientação

- A destruição das células nervosas do cérebro leva ao aparecimento dos sintomas da doença de Alzheimer - É um fenômeno natural a perda de células durante o envelhecimento

- Existem dois fatores de risco mais relevantes:

→Idade avançada e o histórico familiar da doença, o que sugere uma causa genética

ÁREAS AFETADAS

O processo começa no hipocampo, a parte do cérebro onde as memorias são formadas primeiramente. Durante alguns anos as placas de senis junto com a degeneração fibrilar destroem lentamente o hipocampo e passa a ser cada vez mais difícil formar novas memórias. Depois, mais placas e degeneração fibrilar expande-se para diferentes regiões do cérebro matando as células e comprometendo funções. Esta expansão para várias regiões do cérebro é o que provoca diferentes estágios na doença.

Do hipocampo a doença estende-se para o lobo temporal e parietal onde a linguagem é processada tornando assim mais difícil encontrar a palavra certa para alguma coisa.

Depois a doença dirige-se para o lobo frontal onde o pensamento logico tem lugar. Gradualmente a pessoa começa a perder a capacidade para resolver problemas, resolver planos e etc.

Em seguida as placas invadem parte do cérebro onde as emoções são reguladas, quando isto acontece o paciente perde o controle dos estados de humor e sentimentos

Depois a doença move-se para a parte do cérebro que atribui significado daquilo que vemos, ouvimos, e cheiramos.

Este estagio é perigoso porque afeta os sentidos podendo provocar alucinações.

E por fim as placas e degenerações apagam as mais antigas memorias pessoais que estão armazenadas na parte posterior do cérebro. Perto do fim a doença compromete o equilíbrio e a coordenação e destrói a parte do cérebro responsável por regular a respiração e o coração.

Lobo frontal: Que governa a inteligência julgamento e comportamento Social.

Lobos temporal e parietal: Que governam a memória e a linguagem

A progressão desta doença do começo ate a morte é lenta e gradual podendo demorarem media entre oito e dez anos.

ETIOLOGIA

O tecido com Alzheimer possui um número bem menor de células nervosas e de sinapses do que um cérebro saudável.

As placas , depósitos anormais de fragmentos de proteína, se agrupam entre as células nervosas.

As células nervosas mortas ou prestes a morrer contém emaranhados neurofibrilares , que são formados por filamentos torcidos de outra proteína.

As placas são formadas quando pedaços da proteína chamada beta-amilóide se agrupam - As beta-amilóides vêm de uma proteína maior encontrada na membrana gordurosa que envolve as células nervosas.

● A beta-amilóide é quimicamente pegajosa; e se junta aos poucos formando as placas.

● As formas mais nocivas de beta-amilóide talvez sejam os grupos de pequenos pedaços do que as placas em si. Os pequenos agrupamentos podem bloquear a sinalização entre as células nas sinapses - Eles também podem ativar as células do sistema imunológico que causam inflamações e devoram células deficientes.

Esta imagem de um microscópio de elétrons mostra uma célula com algumas regiões saudáveis e outras regiões com formação de emaranhados.

Os emaranhados destroem um sistema de transporte de células essencial formado por proteínas. Esta regiões com formação de emaranhados.

Nas regiões saudáveis:

● Transporte é organizado em filamentos - ordenados como os trilhos dos trens. As moléculas de nutrientes, partes de células e outros materiais essenciais viajam nesses “trilhos.”

● Uma proteína chamada TAU ajuda os trilhos a permanecerem retos.

Em regiões com formação de emaranhados:

● A tau se converte em filamentos torcidos chamados de emaranhados.

● Os trilhos não conseguem mais se manter retos. Eles se rompem e se desintegram.

● Nutrientes e outros suprimentos essenciais não conseguem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com