TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE SERVIDORES PÚBLICOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  18/1/2017  •  Abstract  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

MARCELA MIRANDA

MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE SERVIDORES PÚBLICOS

ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

São Carlos

2012


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

MARCELA MIRANDA

 

MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE SERVIDORES PÚBLICOS

ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de São Carlos campus São Carlos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências Biológicas.

 

Orientação: Prof. Dr. José Artur Barroso Fernandes

São Carlos

2012


 

Dedico este trabalho a todas as pessoas que tiveram o direito à educação negado ou interrompido e a todos aqueles que devotam suas vidas ao desenvolvimento educacional, intelectual, científico e humano deste país. 

AGRADECIMENTOS

À toda minha família, em especial aos meus queridos pais, que mesmo em condições socioeconomicamente desfavoráveis e baixa escolarização sempre garantiram minha permanência na universidade, apoiando-me em minhas decisões e confiando em meu potencial como filha-irmã, profissional e ser humano.

A todos os professores da universidade que com suas peculiaridades foram modelos de aproximação ou afastamento para minha concepção docente, em especial aos professores Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão, José Artur Barroso Fernandes, Antonio Marcos Gouvêa e Hylio Laganá Fernandes, os quais me propiciaram valiosos ensinamentos devido à paixão destes ao educar.

Aos meus amigos e amigas que estiveram comigo nos momentos felizes e conturbados da vida universitária, em especial às amigas Thamiris Ap. Cunha, Fernanda Barbosa, Alana D. Rocha e Maíra A. Proença pelo companheirismo e ombro amigo durante anos.

Ao meu namorado William Blunk e seus pais por oferecerem apoio e carinho na reta final desta etapa.

À equipe do Laboratório Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças da Embrapa Instrumentação_São Carlos, pela ajuda,  palavras de incentivo e amizade nestes últimos anos.

Ao Núcleo UFSCar-Escola e estudantes da EJA para Servidores públicos, os quais me proporcionaram vastos momentos de reflexão.

Agradeço a todos que de algum modo ajudaram, confiaram e fizeram parte do meu processo de formação acadêmica e humana nesta etapa de minha vida.

Enfim, a todos estes meus sinceros agradecimentos!


Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.

(Paulo Freire)

RESUMO

Neste trabalho foi realizada uma pesquisa qualitativa de modo a identificar quais eram as motivações e expectativas de servidores públicos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, bem como entender melhor como é estudar na fase adulta sob o olhar destes quando retornam aos estudos formais. Os dados foram coletados em um 2º segmento do Ensino Fundamental dedicado a servidores públicos (equivalente a 5ª à 8ª séries), por meio de gravação de entrevista reflexiva individual aos estudantes, auxiliada por roteiro contendo 7 questões. As gravações foram transcritas e submetidas à análise. Os resultados mostram que dentre as motivações ao retorno, temos motivações extrínsecas aos estudantes, sendo estas o apoio de superiores e familiares, propiciando deste modo o aumento da autoestima e reformulação ou melhoria do seu autoconceito. Motivações relacionadas ao mundo do trabalho indicam a gratificação salarial pela conclusão ou melhoria no desempenho das atividades laborais, e não estão ligados ao desejo de novo emprego, ou inserção no mercado de trabalho. Já as expectativas dos estudantes quanto ao que a escola podem lhe propiciar apontam para melhorias da habilidade de leitura e de escrita, já que estes são alfabetizados, bem como entender as informações que estão a sua volta e obter novas aprendizagens. Apesar ou em decorrência de suas histórias o sujeito ainda acredita na escola e veem nesta uma possibilidade de aprimoramento não apenas dos conhecimentos escolarizados, mas também do sujeito humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com