TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Malaria e Outras Doenças

Por:   •  8/9/2015  •  Resenha  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

Malária

Transmissão

Ocorre através da picada do mosquito, por transfusão de sangue contaminado, da mãe ao feto através da placenta e por meio de seringas e material perfuro cortantes infectados.

Sintomas

Febre alta, calafrios intensos que se alternam com ondas de calor e sudorese, dor de cabeça e no corpo, falta de apetite, pele amarelada e cansaço.

Tuberculose

Transmissão

Ocorre através do Bacilo de Koch e é transmitido nas gotículas eliminadas na respiração, espirro e tosse.

Sintomas

Tosse por mais de duas semanas, febre, produção de catarro, sudorese, dor no peito, cansaço, dor, falta de apetite e emagrecimento. Em casos mais avançados, pode apresentar escarro com sangue.

Febre Amarela

Transmissão

Febre amarela é uma doença infecciosa causada por um tipo de vírus chamado flavivírus. Existem dois tipos de febre amarela: a silvestre, transmitida pela picada do mosquito Haemagogus, e a urbana transmitida pela picada do Aedes aegypti.

A transmissão do vírus ocorre quando o mosquito pica uma pessoa ou um animal primata infectados, normalmente em regiões de floresta e cerrado, e depois pica uma pessoa saudável que não tenha tomado a vacina.

Sintomas

Febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarréia. Em alguns casos mais graves apresentam sintomas como icterícia, hemorragias, comprometimento dos rins, fígado (hepatite e coma hepático), pulmão e problemas cardíacos. 

Dengue

Trasmissão

Dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus, existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, a transmissão ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

Sintomas

Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Em alguns casos aparecem manchas vermelhas no corpo, hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz.

Febre Chikungunya

Trasmissão

A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África. Seus sintomas são parecidos com o da dengue.

Sintomas

Febre alta, acompanhada de dor de cabeça, mialgia, exantema, conjuntivite e dor nas articulações que podem impedir movimentos e perduram por meses depois que a febre vai embora.

Hepatites Virais

Transmissão

As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado. Cinco diferentes vírus são reconhecidos como agentes etiológicos da hepatite viral humana: o vírus da hepatite A (HAV), o vírus da hepatite B (HBV), o vírus da hepatite C (HCV), o vírus da hepatite D ou Delta (HDV) e o vírus da hepatite E (HEV). Com exceção do HBV, que possui genoma DNA, todos os demais são vírus RNA. Suas transmissões são por:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com