TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índice Man-Desenvolvimento

Tese: Índice Man-Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Tese  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

a economia é essencial para o brasil

O QUE É INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH), POR QUE É IMPORTANTE SUA MENSURAÇÃO?

Índice de Desenvolvimento Humano-(IDH) significa como a população de um determinado lugar está vivendo, segundo a qualidade de vida, renda per capita, mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, expectativa de vida, qualidade de vida, qualidade dos serviços públicos (saúde, educação e infra-estrutura em geral). A partir desses fatos verifica-se que dentro de um país pode haver vários tipos de desigualdades que podem ser decorrentes de vários fatores (históricos, econômicos, sociais etc.). A Economia avalia a qualidade de vida das sociedades através da quantidade de bens, mercadorias e serviços que são produzidos pelas comunidades, adicionando à avaliação objetiva da Economia indicadores sociais importantes como: baixas taxas de crime, expectativa de vida, respeito pelos direitos humanos e distribuição equitativa dos recursos.

COMO VOCÊ EXPLICA QUE UM PAÍS COMO BRASIL, COM ÍNDICES RAZOÁVEIS DE PRODUTO PER CAPITA, TENHA UM DESEMPENHO TÃO POUCO FAVORÁVEL NO IDH?

Desigualdades regionais e qualidades de vida, Qualquer pessoa que queira compreender melhor o debate atual sobre pobreza, distribuição de renda, desigualdades sociais, condições de vida e desenvolvimento humano precisa entender mais profundamente o que são os Indicadores Sociais, as desigualdades no Brasil não ocorrem somente dentro das cidades, mas também entre as regiões do país. No Brasil, existem vários tipos de desigualdades sociais, no entanto, as desigualdades não se limitam apenas a fatores como cor, posição social e raça, ainda convivemos com as desigualdades regionais, que se referem às desigualdades entre as regiões, entre estados e entre cidades. Podemos tomar como exemplo, levando em conta o panorama da pobreza nos estados, a região nordeste (Maranhão e o Piauí), nessa região se encontra os estados que possuem maior concentração de pessoas com rendimento de até meio salário, outra disparidade marcante entre o centro-sul e o nordeste está no desenvolvimento humano.

QUE TIPO DE PROBLEMA PODEM OCORRER NUM PAÍS COM GRANDE DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA ENTRE SUAS REGIÕES?

Registram índices igualmente elevados de fatores negativos, generalizando violência e criminalidade, desemprego, desigualdade racial, guerras, educação precária, falta de acesso a serviços públicos de qualidade, diferenciação de tratamento entre ricos e pobres, entre outros. os fenômeno com maior índice, observado principalmente em países emergentes, cuja economia não cresce em proporção ao crescimento demográfico da população, gera o desemprego e a pobreza entra as classe menos previlegiada que, por sua vez, não encontra meios de alocação no mercado de trabalho, por consequência de outros fenômenos como a educação precária, e mecanização da maioria dos meios de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com