TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mata atlântica

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................3

2 APRESENTAÇÃO DA REGIÃO DE RESIDÊNCIA..................................................4

3 IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO BIOMA............................................5

4 IMPORTÂNCIA SOCIAL, CULTURAL E ECONÔMICA DO BIOMA ( GLOBAL, NACIONAL E REGIONAL).........................................................................................6

5 DESCRIÇÃO DO ESTADO ATUAL DE CONSERVAÇÃO DESTE BIOMA NA REGIÃO, SEUS PROBLEMAS AMBIENTAIS E CONSEQUENTES IMPACTOS SOCIAIS, CULTURAIS E ECONÔMICOS...................................................................7

6 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

7 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10



1 INTRODUÇÃO

                             O presente trabalho é sobre o bioma Mata Atlântica, na qual estar presente em minha região sul do Espirito Santo cidade de Cachoeiro de Itapemirim, as florestas naturais tem sido assunto de grande valor, devido aos aspectos relacionados ao clima, a hidrografia, ao ciclo do carbono, biodiversidade e vários aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos. Estudos realizados permitem concluir que a fragmentação de florestas tropicais é a maior ameaça a biodiversidade, a sua manutenção protege o solo, os recursos hídricos, inundações, reciclando nutrientes e conservando uma biota associada. Está região existe a sexta maior reserva particular de área preservada de Mata Atlântica do Brasil, e a maior do Espirito Santo, localizada na rodovia Cachoeiro x Alegre a fazenda Cafundó.


2  apresentação da região de residência.

        Localizado ao sul do espírito santo, Cachoeiro de Itapemirim é ocupada por uma floresta de Mata Atlântica habitada por animais em via de extinção, como o macaco barbado, papagaio da cabeça vermelha e o jacaré de papo-amarelo. Do ponto de vista ecológico essa área é riquíssima em vegetação nativa formado por relevos ondulados.

A Mata Atlântica originalmente percorria o litoral de ponta a ponta, do Rio grande do Norte ao Rio Grande do Sul, tratava-se da segunda maior floresta úmida do Brasil, só comparável a floresta Amazônica. O grande destaque da mata original era o pau-brasil que deu origem ao nome do nosso país que hoje só é encontrado ao sul da Bahia, atualmente predomina áreas de pasto e cultivos se destacando o café. A área de estudo possui um dos maiores remanescentes florestais da bacia do rio Itapemirim. De acordo com Lederman e Padovan (2005), a RPPN Cafundó e a FLONA de Pacotuba são remanescentes florestais significativos do município de Cachoeiro de Itapemirim e adjacências, O clima da região na qual foi realizado o estudo enquadra-se no tipo Cwa (Clima subtropical de inverno seco), apresentando chuva mal distribuída ao longo do ano, com verão chuvoso e inverno seco. A temperatura média das mínimas do mês mais frio é de 11,8ºC, e a média das máximas do mês mais quente de 34ºC (INCAPER, 2011).

                A região na qual foi realizado o estudo é caracterizada por extensas áreas planas esparsas com suaves elevações, aparecendo afloramentos rochosos em pontos distintos. O relevo regional caracteriza-se com feições do tipo “Mar de morros”, com relevo ondulado a forte ondulado. Em relação à hidrografia, a área está localizada à margem esquerda do rio Itapemirim, com destaque o ribeirão Estrela do Norte que corta a Fazenda Boa Esperança, sendo um importante afluente do rio Itapemirim.

3 IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO BIOMA.

                A Mata Atlântica localiza-se sobre uma imensa cadeia de montanhas, ao longo da costa brasileira, na qual o substrato dominante compreende rochas cristalinas. As montanhas mais antigas estendem-se em áreas da Serra do mar e foram formadas por atividades tectônicas no Período Ordoviciano da Era Paleozóica. Morros arredondados são formados por grandes blocos, normalmente, de rochas graníticas (magmáticas). Rochas calcárias, vulneráveis à dissolução química, formam cavernas e as formadas por quartzitos sobressaem-se na paisagem, como é o caso do Morro do Jaraguá, em São Paulo.

                O domínio de Mata Atlântica, segundo decreto Lei 750/93 é definido como: “O espaço que contém aspectos fitogeográficos e botânicos que tenham influência das condições climatológicas peculiares do mar incluindo as áreas associadas delimitadas segundo o mapa de vegetação do Brasil que inclui: Floresta Ombrófila Densa, a floresta Ombrófila mista, a floresta Ombrófila aberta, a floresta estacional semidecidual a floresta estacional decidual, os manguezais, as restingas, os campos de altitude associados, brejos interioranos e as florestas da região nordeste”.

                A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ricos e ameaçados do planeta, situada principalmente na costa brasileira, abrange muitos tipos de ecossistemas tropicais e possui uma das maiores biodiversidade e endemismo do mundo, sendo um bioma de floresta tropical apresentando diversas formas florestais.

        

4 IMPORTÂNCIA SOCIAL, CULTURAL E ECONÔMICA DO BIOMA (GLOBAL, NACIONAL E REGIONAL).

             Estudos em florestas nativas são de vital importância para o entendimento do comportamento das características intrínsecas ao ecossistema, e devem ser realizados, antes que, estes ecossistemas tenham toda a sua área original alterada pelo homem. Diante do quadro de devastação da Mata Atlântica, ainda é urgente o desenvolvimento de técnicas e processos que viabilizem a restauração de parte do bioma, e a conservação dos remanescentes ainda pouco afetados,

              A escassez de pesquisas cria uma lacuna que dificulta reverter o atual cenário de fragmentação da região no Sul do Estado do Espírito Santo, torna-se de fundamental importância a realização de estudos sobre os fragmentos nesta região, pois a falta de informação sobre o bioma, a estrutura, e a dinâmica das florestas pode comprometer mais ainda a sustentabilidade dos mesmos, uma vez que estas pesquisas são essenciais para manutenção, recuperação e preservação.

              O processo de ocupação e desenvolvimento antrópico na região deu-se a custa da destruição da vegetação nativa, em função do crescimento desordenado dos centros urbanos, instalação de complexos industriais e atividades agropecuárias. Um contingente populacional enorme que depende da conservação dos remanescentes para garantia do abastecimento de água, a regulação do clima, fertilidade do solo, entre outros fatores ambientais, em virtude da degradação ambiental no mundo ter atingido um nível assustador, a Mata Atlântica foi reconhecida como área prioritária para conservação oficial de Reservas Particulares do patrimônio Natural, embora a área seja pouco expressiva essas reservas são de suma importância por envolverem proprietários de terra no esforço de preservação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com