TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matémática A Função

Pesquisas Acadêmicas: Matémática A Função. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PRÁTICA

1) Conceitue filosofia, cosmologia, política, mito, cosmogonia, teogonia, abstração e sacralização e estoicismo.

R: Filosofia: é uma instituição cultural tipicamente grega, que surgiu em um dado momento histórico, a partir de determinadas condições históricas e tornou-se o modo de pensar do mundo ocidental, inicialmente na Europa e, com a colonização, expandiu-se para a América e o mundo.

Cosmologia: a filosofia surge então como a busca de uma explicação racional e ordenada do mundo ou da natureza. Cosmo: ordem e organização do mundo. Logia: pensamento racional, conhecimento.

Política: palavra que vem de pólis, que, em grego, significa “cidade organizada por leis e instituições”, porque separaram o poder público e o poder privado, assim como distinguiram o poder público e o religioso. Em outras palavras, porque instituíram práticas pelas quais as decisões eram tomadas com base em discussões e debates públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembléias públicas; porque estabeleceram instituições públicas (tribunais, assembléias, separação entre autoridade do chefe da família e autoridade pública, entre autoridade político-militar e autoridade religiosa) e sobretudo porque criaram a idéia da lei e da justiça como expressões da vontade coletiva pública e não como imposição da vontade de um só ou de um grupo, em nome de divindades.

Mito: é um discurso, uma narrativa imaginária e ficcional. Pertence às tradições e não são elaborados por uma pessoa. Faz parte da tradição cultural e representa a própria visão de mundo das pessoas. O mito não tem um fundamento, não se submete às criticas e aos questionamentos. São simplesmente aceitos como parte da experiência real.

Cosmogonia: a palavra gonia se origina do grego: do verbo gennao (engendrar, gerar, fazer nascer e crescer) e do substantivo genos (nascimento, gênese, descendência, gênero, espécie). Gonia, portanto, quer dizer “geração, nascimento a partir da concepção sexual e do parto”. Cosmos, quer dizer “mundo ordenado e organizado”. Assim, a cosmogonia é a narrativa sobre o nascimento e a organização do mundo a partir de forças geradoras (pai e mãe).

Teogonia: é uma palavra composta de gonia e theos, que em grego, significa “as coisas divinas, os seres divinos, os deuses”. A teogonia, é portanto, a narrativa da origem dos próprios deuses a partir de seus pais e antepassados.

Abstração: na filosofia, abstração é o processo de pensamento em que idéias são distanciadas dos objeto (filosofia) objetos, operação intelectual onde existe o método que isola os generalismos teóricos dos problemas concretos por forma a resolver os últimos.A abstração usa a estratégia de simplificação, em que detalhes concretos são deixados ambíguos, vagos ou indefinidos; assim uma comunicação efetiva sobre as coisas abstraídas requerem uma intuição ou experiência comum entre o comunicador e o recipiente da comunicação. Isso é verdade para todas as formas de comunicação verbal/abstrata.Através da abstração podemos imaginar os resultados de determinada decisão ou ação, sem recorrer a mecanismos físicos ou mecânicos de resolução.

Sacralização: Sagrado (do latim sacratu) refere-se a algo que merece veneração ou respeito religioso por ter uma associação com uma divindade ou com objetos considerados divinos.O sagrado se relaciona com a santidade. Santidade é, em geral, o estado de ser santo (percebido pelos religiosos como os indivíduos associados com o divino) ou sagrados (considerados dignos de respeito e devoção espiritual, ou que inspiram temor ou reverência entre os crentes em um determinado conjunto de ideias

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »