TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina Nuclear

Dissertações: Medicina Nuclear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

MEDICINA NUCLEAR

HISTÓRIA DA MEDICINA NUCLEAR

A História da medicina nuclear é rico com as contribuições de cientistas talentosos em diferentes disciplinas de física, química, engenhariae medicina.A natureza multidisciplinar da Medicina Nuclear torna difícil para os historiadores médicos para determinar a data de nascimento de Medicina Nuclear.

Muitos historiadores consideram adescoberta de radioisótopos produzidos artificialmente por Frédéric -Curie e Irène t-Curie em 1934 como o marco mais significativo em Medicina Nuclear

A primeira aplicação da medicina nuclear acontecepor volta de 1946, em tratamento terapêutico em paciente com hipertireoidismo utilizando o radioisótopo Iodo 131.

Inicialmente, haviam poucos radionuclídeos adequados para as aplicações médicas;Hoje,Tecnécio-99m é o elemento mais utilizado em Medicina Nuclear e é empregada em uma grande variedade de estudos de imagem. Na década de 1970 a maioria dos órgãos do corpo podem ser visualizados atravésde procedimentos de Medicina Nuclear. Em 1971, a American Medical Association oficialmente reconhece a medicina nuclear como uma especialidade médica.

O QUE É A MEDICINA NUCLEAR?

A Medicina nuclearé uma especialidade que faz uso de pequenas quantidades de substâncias radioativas para diagnosticar ou tratar determinadas doenças. Essas substâncias, que pode-se chamar de "traçadores" são atraídaspara órgãos a serem examinados .A Cintilografia produz exames mais funcionais, enquanto os demais (radiologia, tomografia, ultra-sonografia) são diagnósticos mais anatômicos. A cintilografia revelacomo funciona determinada estrutura.

COMO É O EXAME?

Os procedimentos de Medicina Nuclear são variados, mas, em geral, seguem três passos: a administração do traçador, a realização das imagens e,por último, a interpretação e análise do exame.

Antes de iniciar o exame, é injetado no paciente uma pequena quantidade de material radioativo "A máquina possui um cristal que capta a radiação... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com