TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDICINA NUCLEAR

Casos: MEDICINA NUCLEAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 11

CANAIS DE DIVULGAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DO DEPARTAMENTO DE RADIOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

AUTORES: SUELY CAMPOS CARDOSO, VALÉRIA DE VILHENA LOMBARDI

Bibliotecárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Monografia apresentada no Curso de Especialização em Sistemas Automatizados de Informação. SIBi/USP-PUCCAMP, 1999.

E-mail: suely@bibliotec.fm.usp.br

E-mail: valeria@bibliotec.fm.usp.br

Av. Dr. Arnaldo, 455 - 2o Andar

Fone: (0--) 11-30667266 ou 8530901

CEP: 01246-903 - São Paulo, SP

Resumo: Investiga os canais de publicação das pesquisas realizadas para dissertações de mestrado e teses de doutorado com o objetivo de identificar canais formais e informais de divulgação. Foram distribuídos questionários aos pós-graduados do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, até 1998. A análise dos questionários respondidos apontam para os eventos científicos como principal canal utilizado seguido dos periódicos nacionais e internacionais, para os quais foi estudado o fator de impacto. Conclui que o presente trabalho poderá ser o ponto de partida para investigar o perfil da divulgação científica das pesquisas de pós-graduação.

1 INTRODUÇÃO

A comunicação escrita constitui-se, ainda, no principal veículo de divulgação das pesquisas. É a mais utilizada e considerada a mais segura, uma vez que garante ao pesquisador a propriedade científica de seus achados e a possibilidade de seu reconhecimento por seus pares (POBLACIÓN; DUARTE, 1989). É feita através de documentos convencionais como livros e artigos de periódicos, e de não-convencionais como teses, dissertações, anais de eventos e relatórios.

De acordo com LIMA GONÇALVES et al. (1997), o processo da pós-graduação no Brasil começou a ser estruturado a partir do Parecer 977/65 do Conselho Federal de Educação (CFE), em cujo texto são definidos seus três objetivos fundamentais: “1. formar professorado competente, que possa atender à expansão quantitativa do nosso ensino superior; 2. estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio de preparação adequada de pesquisadores; 3. assegurar o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão, para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores”.

Os cursos de pós-graduação exigem trabalhos de pesquisas envolvendo estudos dos mais variados temas, onde os mestrandos e doutorandos são obrigados a cumprir créditos, cursando disciplinas obrigatórias e optativas e no final são avaliados mediante a apresentação de dissertação ou tese onde são argüidos por uma banca examinadora de especialistas da área, que julgam a pesquisa desenvolvida. Após a conclusão e defesa, supõe-se que os mestres e doutores divulguem o quanto antes sua pesquisa, através de publicações em periódicos da área para a comunidade científica tomar conhecimento das técnicas e estudos desenvolvidos nos diversos centros de pesquisa.

Os cursos de pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) têm longa tradição, pois remontam aos primeiros anos da década de 40, quando da regulamentação do doutoramento em várias Instituições da USP.

Posteriormente, Decreto do Governo do Estado de São Paulo, estabeleceu bases gerais para o Doutoramento na USP, com a exigência de aprovação em pelo menos duas disciplinas subsidiárias ou cumprimento de atividades equivalentes, além de defesa de tese constituída por trabalho original de investigação.

O reconhecimento da importância do título de Doutor para a carreira universitária destaca-se nas disposições do antigo Estatuto da USP, que tornaram obrigatório o doutoramento não apenas para o exercício de função de Professor Assistente, mas também, a partir de 1964, para inscrição a concurso de Livre-Docência.

Cumpre ressaltar que a FMUSP, por suas características, tem condições para formar profissionais de elevado nível de especialização e entendemos ser esta sua função principal.

Segundo as Normas da Comissão de Pós-Graduação da FMUSP, os cursos de pós-graduação stricto sensu, nas diversas áreas existentes, eram realizados em oito anos para doutorado, tendo passado para quatro anos, assim como o mestrado de cinco anos, passou para três.

Cada área pode ter seus próprios critérios acoplados aos da Comissão de pós-graduação. Alguns Departamentos, como o de Radiologia, permitem aos seus pós-graduandos a realização do doutorado diretamente, sem a necessidade de ter o mestrado.

Os primeiros programas de pós-graduação sctricto sensu foram implantados na FMUSP em 1973 e, em 1987, no Departamento de Radiologia, nas categorias de mestrado e doutorado.

A pesquisa previamente escolhida pelo aluno de pós-graduação (mestrado ou doutorado) e seu orientador é apresentada em forma de monografia, elaborada de acordo com princípios de metodologia científica e norteada por normas estabelecidas pela FMUSP, a uma Comissão Examinadora de especialistas na área.

VITIELLO (1998) discorre sobre essa monografias conceituando a dissertação de mestrado como sendo, geralmente, um estudo teórico, ordenado e reflexivo sobre a análise de determinado tema. É redigida e apresentada no final de um curso de pós-graduação (stricto sensu) para obtenção do grau de mestre.

Este mesmo autor ao discorrer sobre a tese de doutorado, comenta que este é um trabalho escrito e apresentado a uma comissão examinadora, devendo conter os resultados de investigação original feita pelo autor. A tese é atualmente um dos requisitos para obtenção do grau acadêmico de Doutor, onde o autor apresenta uma proposição sobre determinado assunto de qualquer ciência, a ser apresentada e defendida publicamente.

Para CUNHA (1996) os trabalhos científicos têm sua redação bastante estruturada. A tese, dentro de um esquema bem definido, pode assumir múltiplas variações de forma e de extensão na dependência de regras fixadas pelas instituições acadêmicas.

Na carreira universitária, a apresentação da tese de doutorado constitui o último passo de um sistema de pós-graduação que vem sendo trilhado pelo candidato há muitos anos. É de fundamental importância para a carreira acadêmica que se apresente um trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com