TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhoramento Genético - Conceitos

Trabalho Universitário: Melhoramento Genético - Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 4

Características quantitativas

As características de importância econômica são, em geral, quantitativas em natureza. São influenciadas por muitos genes (poligenes). Poligenes são genes que individualmente apresentam pouco efeito sobre um fenótipo, mas, em conjugação com outros genes, controlam um traço quantitativo. As características quantitativas geralmente apresentam distribuição fenotípica contínua, com classes fenotípicas de difícil separação. Dependendo do numero de genes atuantes, obtém-se maior ou menor variação fenotípica.

Como cada gene é influenciado pelo ambiente, e como são muitos os genes controlando os caracteres, a influência total do ambiente é alta.

As características sempre apresentam efeitos aditivos, dominantes e epistáticos, de importância variável, dependendo da característica. No efeito aditivo, cada alelo contribui com um pequeno efeito médio fenotípico, o qual é somado aos efeitos dos demais alelos, resultando no efeito total daquele conjunto de genes. No efeito de dominância, ocorre também a interação entre os alelos, por isso o efeito não corresponde ao efeito médio. Quando a dominância está presente, aparecem indivíduos com valor fenotípico abaixo da média. Já o efeito epistático ocorre quando o efeito de um gene é influenciado pelo estado alélico de outro gene, em outro locus.

No processo de seleção das melhores aves para características quantitativas de interesse, utiliza-se um modelo genético que considera que o fenótipo observado é resultado da ação de fatores genéticos, fatores ambientais e da interação entre os componentes genéticos e ambientais. Assim, o desempenho produtivo de uma raça ou linhagem é determinado pela sua constituição genética somada ao meio ambiente em que é criada. Desta forma, obtém-se a expressão:

Fenótipo = genótipo + ambiente

P = G + E

A herança poligênica prevê que suas variações possam ser medidas em função dos tipos de ação que ocorre entre os genes. Essas medições são: a heterose, que mede o vigor do híbrido; as variâncias de caráter ambiental de genético e as herdabilidades que mostram, quanto de genético possui a característica estudada.

Herdabilidade

No estudo de características quantitativas, a principal função da herdabilidade é seu caráter preditivo, ou seja, ela mede o grau de correspondência entre fenótipo e valor genético que é, em última instância, aquilo que influencia a próxima geração. A herdabilidade mede o quanto da superioridade de um indivíduo é decorrente de efeitos genéticos aditivos para predizer o quanto da superioridade de um grupo de animais selecionados será transmitido para a próxima geração.

A herdabilidade é a proporção herdável da variabilidade total da característica e é representada por h2 (herdabilidade) = Vh (variação genotípica)/ Vt (variação total (fenotípica). Quanto maior a herdabilidade de um caráter, mais a variação observada é decorrente de fatores genéticos e não de fatores ambientais.

Acurácia de Seleção

Ao se promover seleção, além de ser importante ter-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com