TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membrana Celular

Por:   •  25/5/2015  •  Resenha  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 4

MEMBRANA CELULAR

Definição

A membrana celular ou plasmática delimita todas as células vivas, tanto as eucarióticas quanto as procarióticas. Ela estabelece uma fronteira entre o meio intracelular e o meio extracelular. Formada principalmente por lipídeos e proteínas, além dos carboidratos, glicolipídeos e glicoproteínas.

Funções

Ela tem função de regular a troca de substancias entre a célula e o meio feito pela permeabilidade seletiva, participa do processo de reconhecimento celular e adesão, estabelecem comunicação entre as células, participa do mecanismo de sinalização celular, possui funções especificas particulares etc.

Composição e estruturas da membrana

Apesar na diferença nas funções desempenhadas por elas, podemos observar que todas as membranas apresentam a mesma composição e estrutura básica. Todas as membranas são constituídas de uma pequena fração de glicídios apresentando uma cama rica em glicocálice que tem a função de reconhecimento químico da célula e proteção. Estão presentes também os lipídeos, esses lipídeos são moléculas longas e extremidades hidrofílicas com cadeia hidrofóbicas. Já as proteínas, são as principais fontes de energia e componentes funcionais das membranas. Algumas proteínas ajudam no transporte de substancias para dentro e fora da célula.
A disposição dos elementos na membrana é assimétrica e permite o deslocamento dos lipídeos, motivo pelo qual as membranas são consideradas mosaico fluidos por permitir esse deslocamento dinâmico onde estão distribuídas as moléculas proteicas.
Os lipossomos são estruturas compostas por uma bicamada lipídica fechada com ácidos graxos dos fosfolipídios, enquanto as micelas são vesículas composta de uma única monocamada fechada. O colesterol é outro tipo de lipídeo anfipático que compõe a membrana sendo importante para a manutenção da fluidez da mesma.

Fluidez da membrana

A fluidez da membrana esta relacionada a temperatura, o movimento das moléculas e quantidade de colesterol. Os fosfolipídios podem movimentar-se lateralmente, rotacionalmente e em flip-flop. Quanto maior a quantidade de colesterol menos fluida, quanto menor quantidade de colesterol mais fluida.
As proteínas integrais atravessam totalmente a bicamada lipídica uma ou mais vezes. Já as proteínas integrais parciais ficam expostas somente em uma das faces da membrana ligando-se a ela por uma ligação covalente.
A forma com que cada tipo de proteína se acomoda na membrana é fundamental para o desempenho de suas funções.

Principais funções das membranas

Adesão celular: permitem não somente manter as células unidas entre elas e a matriz extracelular, impermeabilizando ou dando sustentação e resistência mecânica ao tecido como também promove meio de comunicação e troca de elementos entre as células.
Reconhecimento celular: permitem a identificação de células diferentes do mesmo organismo, inclusive células cancerígenas ou identificação de células de mesma espécie ou de outra.

Transporte através da membrana

A permeabilidade seletiva é uma característica importante da membrana, que funciona como uma barreira semipermeável com um pequeno grupo de moléculas que passam a bicamada lipídica sem auxilio de proteínas. O transporte passivo, é feito sem gasto de energia indo a favor da gradiente. O transporte ativo é feito com gasto de energia indo contra a gradiente de concentração. A difusão facilitada é feita com ajuda de proteínas e a difusão simples é sem a ajuda dessa proteínas. A osmose é o movimento da agua, movimentando-se do mais mais concentrado para o menos concentrado, podendo ser tornar-se um meio hipertônico(muito concentrado), isotônico(igualmente concentrado) ou hipotônico(pouco concentrado).

Processos celulares

. endocitose: o mecanismo de endocitose envolve o englobamento de solutos, moleculas, partículas, pedaços de tecidos, células cancerígenas, células mortas ou micro-organismos através de membrana citoplasmática da célula, seguido por formação de vesícula no interior da célula e digestão do elemento englobado por enzimas presentes nos lisossomos.

.pinocitose: durante o processo de pinocitose, a célula forma uma vesícula chamada pinosomo, que pode se fundir com o endossoma primário, a qual forma novas vesículas que se fundem com o endossoma secundário acompanhado da redução do pH para formar o lisossomo, onde os solutos podem ser digeridos. Algumas vezes a pinocitose acontece de maneira especifica, sendo chamada de pinocitose regulada, uma vez que depende de uma ligação no receptor da membrana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com