TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia cientifica

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.701 Palavras (11 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 11

O ATO DE PESQUISAR

Carine Cabreira Reckel

Profª. Martinha Vieira Andreatta

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Ciências Biológicas (BID 0359) – Metodologia Científica

24/04/2015

RESUMO

A construção do conhecimento é fundamental para qualquer área, e, adquirimos conhecimento através das experiências do nosso cotidiano. A necessidade de conhecer é importante para que se possa melhor compreender o mundo e a relação que temos com o meio que vivemos. Portanto, esse trabalho tem como objetivo, discutir o conceito de pesquisa e a importância do conhecimento, apresentar a busca do saber como característica do ser humano, o que significa conhecer e apontar alguns dos mais importantes tipos de conhecimento.  

Palavras-chave: Pesquisa. Conhecimento. Tipos de conhecimento.

1 INTRODUÇAO

Pesquisar é algo que sempre fez parte na vida humana. O termo pesquisar vem do latim (perquiro) e que significa procurar, buscar, examinar, interrogar.

É um comportamento natural do ser humano, ou seja, conhecer e compreender são características da natureza humana. Sempre que lhe é dado um problema ou uma questão, a tendência é de explicar as causas, encontrar soluções.

Uma explicação cientifica pressupõe uma comprovação e também um método, ou seja, o caminho para chegar a um fim em que sejam necessários alguns procedimentos, determinadas etapas que vão ser desenvolvidas na pesquisa.

Uma das características do ser humano é justamente a possibilidade com quais se depara de uma forma brusca, que rompe com aquilo que se acredita, é uma natureza de convívio social.

Toda a oportunidade que se tem de crescimento na vida pessoal, não faz sentido se não for minimamente compartilhado com o ambiente em que se convive, com as pessoas que se convive no dia a dia. O conhecimento só faz sentido, quando ele pode ser transmitido e compartilhado.  

2 O CONHECIMENTO

Existem diversos tipos de conhecer:

Conhecer e pensar; conhecimento sensorial e intelectual; conhecimento vulgar e cientifico; conhecimento intuitivo, teológico ou religioso e filosófico, que podem também ser comparados com o conhecimento cientifico.

A partir das questões existencialistas, o homem vem se perguntando e levantando vários questionamentos, como por exemplo: de onde viemos? Como o mundo começou? Qual é nossa origem?

Essas questões transcendem o real, e o homem pensa até que existe o além de tudo isso, ele quer achar a razão da vida. Basicamente é dada duas explicações a isto. A primeira é a religiosa e a segunda explicação é cientifica, e as duas travam um dilema, porque existe uma discussão teórica muito grande do que seria a verdade, até mesmo porque não se tem prova do religioso, porém, existe uma infinita quantidade de explicações para a origem, e que fazem parte da existência humana.

Conhecimento é o resultado de uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece, que pode se chamar de sujeito cognoscente, e um objeto a ser conhecido, o objeto cognoscível. O conhecimento é algo imensurável e é influenciado pela própria cultura, pelo nível, pelos saberes de cada um.

a) A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade.                                                           b) Um mesmo objeto ou fenômeno – uma planta, um mineral, uma comunidade ou as relações entre chefes e subordinados – pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum; o que leva um ao conhecimento cientifico e outro ao vulgar ou popular é a forma de observação. (LAKATOS; MARCONI, 1992, p. 14)

3 CONHECIMENTO E VERDADE

Verdade é um atributo de uma proposição de caráter lógico cujo oposto seria a falsidade. Entretanto, a verdade também se leva a considerar como tal, tudo o que guardar conformidade com a realidade, algo que se apresenta como um dado inquestionável, e seu oposto seria a ilusão, o irreal, a mentira.

Hoje, sabe-se que as verdades sobre os fatos, as ideias, as realidades, enfim, alem de não serem absolutas, também podem ser transitórias e até consensualmente aceitas. Dentro dessa linha de raciocínio precisam-se fazer duas distinções entre dogmatismo e ceticismo.

 Dogmatismo – pressuposto teórico, comum a diversas doutrinas filosóficas, que considera o conhecimento humano apto à obtenção de verdades absolutamente certas e seguras.

Ceticismo – doutrina segundo a qual o espírito humano não pode atingir nenhuma certeza a respeito da verdade, o que resulta em um procedimento intelectual de duvida, permanente e na abdicação, por inata incapacidade de uma compreensão religiosa ou absoluta do real.

É importante saber que se permeia entre essas duas linhas do dogmatismo e ceticismo para se produzir ciência.

Também é importante conceder a definição do que é paradigma – é a forma de como se produz ciência na atualidade, e esse paradigma, é um conjunto de crenças, valores e técnicas compartilhados por membros de um dado argumento em um determinado tempo histórico.

O termo paradigma foi introduzido no campo da ciência por Thomas Kuhn (1962), e ele afirma que quando um paradigma é aceito pela maioria da comunidade cientifica, ele acaba impondo-se como modo obrigatório de abordagem de problemas.

Um paradigma é aquilo que os membros de uma comunidade partilham e, inversamente, uma comunidade cientifica consiste em homens que partilham um paradigma. [...] As comunidades podem e devem ser isoladas sem recurso prévio aos paradigmas; em seguida esses podem ser descobertos através do escrutínio do comportamento dos membros de uma comunidade dada. (KUHN, 1992, p. 219-220).

Portanto, é importante hoje em dia aprender a respeito de metodologia cientifica, principalmente no que se diz respeito às questões das normas, das formas, porque quando produzido um novo conhecimento, e esse mesmo não for apresentado dentro da maneira obrigatória  que os cientistas impuseram, não irá se entender como um novo conhecimento, uma nova verdade, uma nova leitura.

Percebendo a historia da ciência, entende-se que existe posicionamento de pensamentos de paradigmas. O primeiro se apresenta na forma que se tem de criação de pensamento mitológico que congrega o pensamento senso comum, conhecimento acumulado, mas predomina-se mais numa vertente religiosa com a criação do pensamento teológico – Teoria Heliocêntrica – mudança de pensamento do geocentrismo para o heliocentrismo e é compreendido como paradigma da modernidade, é construído principalmente a partir dos pensamentos de Galileu Galilei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com