TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro e macro Nutrientes

Por:   •  6/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Introdução

Neste relatório estaremos abortando a nutrição mineral da planta, entre os seus nutrientes, sua deficiência e seu distúrbio vegetal para cada tipo de elemento essencial, que são conhecidos no meio da fisiologia vegetal como macronutrientes e micronutrientes, onde que esses minerais são obtidos através do solo para a planta contendo 16 elemento químico, e outros 03 elementos que podem ser obtidos pela planta através da água  ou dióxido de carbono, onde que cada elemento estaremos citando o seu componente químico e o distúrbio para o ciclo da planta.

Também iremos dizer, com base de alguns pesquisadores como Mengel e Kirkby (1987) em que argumentam que a classificação dos macro e micronutrientes, são classificada em 04 grupos de acordo com o seu papel bioquímico e sua função biológico, com isso iremos abortar como fonte a  relação entre esses grupos com os elementos químicos e a deficiência  na ausência deles pelo vegetal.

2-Objetivo

Diferencie os sintomas de deficiência que podem ocorrer em vegetais na ausência de cada tipo de elemento essencial.

3-Desenvolvimento

3.1-Nutrientes essenciais

Um elemento essencial é definido como aquela que é componente intrínseco na estrutura ou metabolismo de uma planta ou cuja ausência causadas anormalidades severas no crescimento, desenvolvimento e reprodução do vegetal.

Os elementos minerais essenciais são geralmente classificados como macronutrientes e micronutrientes, de acordo com suas concentrações relativas no tecido vegetal. Esses elementos essenciais podem ser obtidos por 2 formas, a 1º através da água ou dióxido de carbono, tais como: Hidrogênio (H), Carbono (C) e o Oxigênio (O), e a 2º é obtido através do solo entre macro e micronutrientes, tais como: (Macro) – Nitrogênio (N), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Fósforo (P), Enxofre (S), Silício (Si) e os (micronutrientes) – Cloro (Cl), Ferro (Fe), Boro (B), Manganês (Mn), Sódio (Na), Zinco (Zn), Cobre (Cu), Níquel (Ni) e Molibdênio (Mo).

Podemos citar que alguns pesquisadores tem argumentado que a classificação em macro e micronutrientes é difícil de ser justificada do ponto de vista fisiológico. Então os pesquisadores Mengel e Kirkby (1987), propuseram que, em vez disto, os elementos essenciais sejam classificados de acordo com seu papel bioquímico e sua função fisiológica, e dividiram esses elementos essenciais em 04 grupos.

Os grupos ficarão assim após a divisão:

Grupo 01 – Nutrientes que fazem parte de compostos de carbono: [(N) e (S)], nesse grupo o nitrogênio e o enxofre constituem o primeiro grupo de elemento essencial. As plantas assimilam esses nutrientes por meio de reações bioquímicas, envolvendo oxidações e reduções, para formar ligações covalentes com o carbono e criar compostos orgânicos.

Grupo 02 – Nutrientes que são importantes na armazenagem de energia ou na integridade estrutural: [(P), (Si) e (B)], nesse grupo é importante em reações de armazenagem de energia ou na manutenção da integridade estrutural. Os elementos deste grupo estão comumente presentes em tecidos vegetais na forma de fosfato, borato e ésteres-silicato, em que o grupo elementar esta covalentemente ligado ao grupo de hidroxila de uma molécula orgânica.

Grupo 03 – Nutrientes que permanecem na formula iônica: [(K), (Ca), (Mg), (Cl), (Mn) e (Na)], neste grupo está presente no tecido vegetal como íons livres dissolvidos na água do vegetal ou como íons eletrostaticamente ligados a substancias tais como os ácidos pécticos, presentes na parede celular. De especial importância são seus papéis como co-fatores enzimáticos e na regulação de potenciais osmóticos.

Grupo 04 – Nutrientes que estão envolvidos em reações redox: [(Fe), (Zn), (Cu), (Ni) e (Mo)], esse grupo está compreendendo como ferro, desempenha importantes funções em reações envolvendo transporte e elétrons.

3.2-Deficiência e distúrbios vegetais

        

        O suprimento inadequado de um elemento essencial provoca um distúrbio metabólico nutricional, que se manifesta por sintomas de deficiência nutricional em uma planta, tais problemas estão relacionados aos papéis desempenhados pelos elementos essenciais no metabolismo e funcionamento normal da planta.

        Para classificação das deficiências de uma planta podemos citar que ela esta dividida em elementos minerais com base em suas mobilidades dentro da planta e suas tendências de translocação durante deficiência.

        Essa classificação pode chamar de elementos móveis e imóveis. Os elementos móveis, esses são o Nitrogênio, Potássio, Magnésio, Fosforo, Cloro, Sódio, Zinco e Molibdênio e os elementos imóveis são o Cálcio, Enxofre, Ferro, Boro e o Cobre.

         A relação entre os elementos móveis e imóveis esta relacionado na deficiência das folhas das plantas, onde que o elemento móvel, os sintomas de deficiência tendem a aparecer primeiro nas folhas mais velhas, e as deficiência dos elementos imóvel, vai tornar-se evidente primeiro em folhas mais jovens.

Na discussão a seguir, descreveremos os sintomas específicos de deficiência dos elementos nos vegetais em relação aos 04 grupos de elementos citado acima.

Grupo 01: Deficiências de nutrientes minerais que integram composto de carbono. Este grupo consiste  de nitrogênio e enxofre.

*Nitrogênio: A deficiência de nitrogênio na planta inibe o seu crescimento vegetal, se tal deficiência persiste, a maioria das espécies mostra clorose ( amarelecimento das folhas ), sobretudo nas folhas mais velhas, próximas a base da planta.

* Enxofre: Muitos sintomas da deficiência de enxofre são similares aos da deficiência de nitrogênio, incluindo clorose, redução do crescimento e acumulo de antocianinas, entretanto, a clorose causada pela deficiência de enxofre aparece, em geral, em inicio em folhas jovens e maduras, em vez de em folhas velhas, como na deficiência  de nitrogênio, porque, ao contrario do nitrogênio, o enxofre não é remobilizado com facilidade para as folhas jovens na maioria das espécies.

Grupo 02: Deficiências em nutrientes minerais que são importantes na armazenagem de energia ou na integridade estrutural. Este grupo consiste de fósforo, silício e boro. O fósforo e o silício são encontrados em concentração no tecido vegetal que lhes garantem a classificação como macronutirentes, enquanto o boro é muito menos abundante e considerado um micronutriente, encontrado a uma molécula de carbono como ligações ésteres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com