TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Macro Nutrientes

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Os macro nutrientes compõem grande parte da nossa alimentação, e, são responsáveis por fornecer a energia necessária para manter todas as atividades vitais do organismo.

As proteínas são compostas por aminoácidos que formam cadeias entre si, através de ligações peptídicas. Estas macromoléculas possuem diversas funções e podem ser encontradas em todas as estruturas de células, anticorpos, dentre outros. As suas principais funções estão relacionadas coma sua importância no transporte de oxigênio pelas hemoglobinas, protegendo o corpo dos organismos patogênicos através dos anticorpos, são consideradas catalizadoras em reações químicas através das enzimas, e com a actina e miosina participam da contração muscular, e também são fundamentais para formação e maturação dos hormônios.

Os carboidratos são macro nutrientes, que são constituídos por blocos de estruturas de carbono, oxigênio e hidrogênio, e são responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo. Esta última afirmação justifica-se pelo fato de que são absorvidos pelo organismo de forma rápida, e consequentemente a sua energia é liberada logo após a sua ingestão. Também são considerados essenciais para as atividades cerebrais, pois é uma função dos carboidratos fornecer glicose para os neurônios. Uma outra funcionalidade desempenhada pelos carboidratos que permitem que o organismo continue exercendo suas tarefas normalmente, mesmo em períodos de jejum e/ou durante atividades físicas, é o fato dele ser considerado uma reserva de energia para o corpo. Servem também como complemento a reserva de energia, evitando que ocorra o catabolismo muscular, protegendo os músculos de forma a impedir que, sejam queimados para virar energia. Exercem também função estrutural, de forma a ser utilizada como uma importante pilar para construção de macromoléculas como o DNA, RNA, ATP e NADPH. Por último e não menos importante os carboidratos também possuem a função de metabolizar lipídeos.

As gorduras são compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio. São consideradas um combustível celular ideal, pois além de carregarem grandes quantidades de energia, são armazenadas, transportadas e transformadas em energia facilmente. Também funcionam como protetoras contra traumatismos de alguns órgãos, outras desempenham o papel de isolamento térmico, assim determinando a capacidade que algumas pessoas têm em tolerar exposição ao frio extremo. São ótimas  transportadoras de vitaminas, tais como, Vitaminas A,D,E é K. As gorduras também retardam k esvaziamento gástrico, por consequência contribuem para a sensação de saciedade pós refeição.

Os micro nutrientes são de extrema importância para a manutenção dos organismo, são necessários em pequenas quantidades. As vitaminas e os minerais fazem parte deste grupo. As vitaminas não podem ser sintetizadas no organismo, mas, podem ser encontradas em diversos alimentos, podem ser classificadas em hidrossolúveis ( solúveis em água) e lipossolúvel ( solúveis em lipídios). A vitamina A está relacionada com as funções reprodutivas, desenvolvimento de tecidos e tem capacidade antioxidante, a vitamina D é de grande importância para o crescimento, resistência de ossos, dentes, nervos e músculos, e é fundamental para a absorção de fósforo e cálcio. A vitamina E tem função antioxidante, a vitamina K é necessária para manter a saúde dos ossos, ajudam a produzir o efeito coagulante e catalisam a síntese dos fatores de coagulação do sangue no fígado, todas estas são consideradas vitaminas lipossolúveis. A vitamina C tem função antioxidante, manutenção e crescimento de tecidos corporais, cartilagem colágeno e também do tecido conjuntivo, além de ser cicatrizante. Além das vitaminas do complexo B, todas estas são consideradas vitaminas hidrossolúveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com