TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Artigo - Consumo de Macro nutrientes por praticantes de atividades físicas

Por:   •  3/9/2019  •  Artigo  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

                                            [pic 1]

Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Curso de Nutrição

CONSUMO DE MACRONUTRIENTES POR USUÁRIOS DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA Resumo de artigo

 

                                                                                           

   

Victória Tonet

Caxias do Sul, 2018.

Prof. Orientador: Denise Ribeiro

 

A alimentação é considerada um dos fatores determinantes para melhora do desempenho e rendimento de praticantes de atividades físicas. Para que isso aconteça é de extrema importância que todos os nutrientes sejam fornecidos ao organismo em suas quantidades necessárias para que consigam proporcionar uma nutrição adequada ao corpo.

Nutrição e atividade física possuem uma importante ligação, pois uma nutrição adequada acompanhada de uma ingestão equilibrada de todos os nutrientes contribui positivamente para redução de incidências de fatores de risco á saúde da população.

Com base nisso, se faz de extrema importância o entendimento das diferentes funções de cada nutriente, pois uma prescrição inadequada e deficiente nesse campo pode ocasionar em consequências como mau controle no peso corporal, funcionamento orgânico inadequado entre outros problemas nutricionais.

A falta de acompanhamento de um profissional da saúde seja ele médico ou nutricionista é preocupante, pois as pessoas estão em busca de um corpo esteticamente perfeito acompanhado de resultados imediatos. Desta forma, utilizam substâncias que prometem potencializar resultados em um curto prazo de tempo. A ingestão de suplementos alimentares, por exemplo, é feita sem a devida orientação e acompanhamento nutricional, que ao invés de ajudar o individuo a alcançar seu objetivo, acaba tornando um risco para sua saúde.

Com base nisso, o estudo teve como objetivo avaliar a ingestão de macronutrientes (CHO, PTN, LIP) em usuários de uma academia de ginástica do município de Pau dos Ferros/RN.

Pesquisa descritiva, desenvolvida com uma amostra de aproximadamente 35% dos usuários de todas as academias do município cadastradas no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Os critérios utilizados foram: faixa etária – 18 a 30 anos, totalizando 118 indivíduos, sendo 59 do sexo feminino e 59 do sexo masculino.

Utilizaram o recordatório 24 horas para registro do consumo alimentar, após isso os dados foram aplicados no DietPro para obtenção dos dados quantitativos da ingestão energética. Foram acrescentadas perguntas sobre suplementação alimentar.

A partir dos resultados encontrados verificou-se que 50% apresentam dieta hipoglicêmica, 61% normolipídica e 63% hiperproteica, onde os homens consomem mais proteínas que as mulheres. Eles possuem dieta hiperproteíca, enquanto as mulheres ficam com a normoproteicas.

Em relação aos suplementos 48% dos entrevistados relatam fazer uso, enquanto 50% não são adeptos, ficando apenas 2% sem resposta. Os homens fazem mais uso de suplementação quando comparados com as mulheres. (38,3%)

Quando comparados os resultados da ingestão de carboidratos entre homens e mulheres que fazem a utilização de suplementação, os resultados mostram que ambos possuem uma dieta hipoglicêmica, sem diferença estatística entre os sexos. Já quando comparada a ingestão de lipídios, ambos os sexos apresentaram uma dieta normolipidica. Em relação às proteínas, usuários de suplementação são mais propensos a terem uma dieta hiperproteica, sem diferença entre homens e mulheres. O objetivo da maioria desses indivíduos quando questionados, foi à hipertrofia muscular.

Os resultados encontrados relacionados aos carboidratos são preocupantes, pois não estão de acordo com as recomendações da OMS. É considerado o principal nutriente da dieta, responsável pelo armazenamento de energia que será utilizada durante as atividades físicas. Com o estoque inadequado, o desempenho diminui devido às depleções acentuadas das concentrações musculares do glicogênio. Os resultados encontrados no presente estudo são os mesmos encontrados no estudo de Oliveira e colaboradores (2009) e também Powers e Howley (2009).

Quando comparado os resultados dos lipídios com o estudo de Toseli e colaboradores (2009) o resultado foi bem satisfatório, pois a grande maioria dos indivíduos estava consumindo de maneira adequada, conforme recomendações da OMS. A gordura possui inúmeros benefícios, dentre eles o suprimento de energia na ausência de carboidratos, conforme estudo realizado por Gonçalvez e colaboradores , porém do mesmo modo de todos os outros nutrientes, ele também não deve ser ingerido em excesso uma vez em que seu consumo exagerado está diretamente ligado ao surgimento de doenças crônicas na população, de acordo com outro estudo realizado por Campos e colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com