TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia AD1

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

Microbiologia –AD1-
Os micróbios desempenham um papel fundamental no planeta desde na produção de O2 a decomposição de matéria orgânica, no solo também contribuem na sua fertilidade e na renovação dos elementos químicos. São extremamente importantes para os organismos mais complexos, a grande maioria dos seres vivos são micróbios por isso são chamados por isso são chamados por alguns como ``os donos do mundo´´  .
Além disso sua importância para o ser humano também leva outros aspectos, como a produção de energia, na qual essas bactérias podem ser encontradas na atmosfera  
Bacillus stratosfhericus que também já foram usados para o tratamento de água e esgoto.Os cientistas as ligam a um biofilme onde se ligam umas as outras. O biofilme cobre os elétrons do carbono, esse processo se chama de Célula de Combustível Microbiana, conforme elas consomem  a matéria orgânica, os elétrons produzidos passam pelos eletrodos gerando energia.
Os micróbios também nos protegem de doenças, como o vírus T4, um vírus que é encontrado na boca. Cujo a capacidade mata as bactérias
Escherichia coli , a causadora da intoxicação ailmentar.
Existem uma bactérias que aliviam os sintomas do autismo, a  
Bacterioide fragilis. Elas foram introduzidas em ratos com os sintomas durante um teste, o resultado final foi que os ratos se tornaram calmos e sociáveis. Uma explicação seria que elas produzem substâncias que são neuroativas que agem no cérebro. Existe uma espécie chamada Mycobacterum vaccae que é um micróbio da terra que pode aumentar a capacidade de aprendizagem em mamíferos segundo testes feitos nem ratos. Elas podem ser adquiridas através da respiração e da ingestão .
São muito importantes na indústria, pois atuam na fermentação, as bactérias láticas são responsáveis por produtos diversos como o queijo, o iogurte, manteiga, gremes e outros variados.Bebidas alcoólicas como a cerveja, a cachaça e o vinho são produzidos pela levedura e também por bactérias as
Zimomonas mobilis por meio da fermentação de carboidratos. Também vários vegetais são fermentados por bactérias leveduras e bolores, formando produtos, como a carimã, chucrute, soio entre outros. Também participam no processo de produção de biocombustível e solventes.
Os micróbios também são utilizados na produção de medicamentos como os fungos, um bom exemplo é o
Penicilluim chrysogenum na qual a partir dele foi criado a penicilina, um dos medicamentos mais importantes produzidos no século XX.
Atuam fortemente com os seres multicelulares. O corpo humano contém cerca de dez vezes mais micróbios que células. Cada parte do corpo há uma população diferente, cada micróbio com sua função, por exemplo no intestino eles ajudam na digestão dos alimentos. Há quase 10 mil diferentes espécies de micróbios em nosso organismo e interferir no equilíbrio desse microbioma pode trazer mais danos do que benefícios.
Os cientistas acreditam que apenas 1% dos micróbios existentes foi estudado.
Fonte:
www.portalsaofransisto.com
www.infoescola.com

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com