TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO ADS 3 SEMESTRE

Artigos Científicos: PORTFOLIO ADS 3 SEMESTRE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 7

SS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 LISTAS LINEARES – FIFO FILO 4

3 LISTAS SIMPLESMENTE ENCADEADAS e duplamente encadeadas 6

4 PROPRIEDADES ACID 8

4.1 atomicidade 8

4.2 CONSISTÊNCIA 8

4.3 isolamento 9

4.4 DURABILIDADE 9

5 orientação a objetos 10

5.1 VANTAGENS DA ORIENTAÇÃO A OBJETOS 10

5.2 POLIMORFISMO 11

1 INTRODUÇÃO

Não podemos mais negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais temos que trabalhar em conjunto – professore e alunos de todas disciplinas por isso torna-se necessário o trabalho por projetos e integrando todas as disciplinas.

Nesse portifólio, por exemplo: elaborar um trabalho sobre todas as disciplinas do 3 semestre ajuda a ligar o conteúdo à prática de uma maneira mais eficiente e eficaz.

2 LISTAS LINEARES – FIFO FILO

FIFO (acrônimo para First In, First Out, que em português significa primeiro a entrar, primeiro a sair) refere-se a estruturas de dados do tipo fila. Tem uma estrutura diferente da estrutura de uma LIFO (que significa Last In, First Out, as pilhas).

As listas são amplamente utilizadas em programação para implementar filas de espera. Em uma fila de tipo FIFO os elementos vão sendo colocados na fila e retirados (ou processados) por ordem de chegada. A idéia fundamental da fila é que só podemos inserir um novo elemento no final da fila e só podemos retirar o elemento do início.

Como exemplo de aplicação para filas, pode-se citar a fila de processos de um sistema operacional. Nela, é estabelecido um tempo t a ser usado por cada um dos processos. Se durante a execução de um processo o tempo passa de 0 a t, este é posto na fila e o processo seguinte é executado. Se o processo seguinte não terminar de ser executado no tempo t, ele é posto na fila e o processo subsequente é executado, e assim por diante até todos os processo serem executados.

Em termos de controle de estoque, refere-se a um método de armazenamento onde os itens são consumidos por ordem de chegada.

Em ciência da computação, LIFO (acrônimo para a expressão inglesa Last In, First Out que, em português significa último a entrar, primeiro a sair) refere-se a estruturas de dados do tipo pilha. É equivalente a FILO, que significa First In, Last Out .

O conceito de pilha é amplamente utilizado na informática, como, por exemplo, durante a execução de um programa, para o armazenamento de valores de variável local a um bloco e também para conter o endereço de retorno do trecho de programa que chamou a função ou procedimento atualmente em execução.

Usa-se os termos push e pop para denominar a inserção e remoção de elementos da pilha, respectivamente. Usa-se o termo top para consultar o elemento do topo da pilha, sem o remover.

Uma pilha é uma lista linear na qual o primeiro elemento a entrar é o último elemento a sair. Ela possui apenas uma entrada, chamada de topo, a partir da qual os dados entram e saem dela.

3 LISTAS SIMPLESMENTE ENCADEADAS E DUPLAMENTE ENCADEADAS

Lista simplesmente encadeada é uma vantajosa alternativa na implantação de arrays. Arrays implica que o tamanho de N elementos devem ser fixados a priori.

Uma alternativa para esta desvantagem é o uso de lista encadeadas, que permite a criação de arrays sem um número de N elementos fixo.

Uma lista é formada por nós. Nó é um objeto composto que armazena uma referência para um elemento ou objeto qualquer e uma referência next (próximo) que permite fazer a ligação com o próximo nó da lista até que o último aponte para uma região de memória nula (null).

O primeiro e o último nós de uma lista são chamados respectivamente de cabeça (referência head) e cauda (referência tail) da lista.

Exemplo de Lista Simplesmente Encadeada

Uma lista duplamente ligada (ou lista duplamente encadeada) é uma extensão da lista simplesmente ligada (ou lista simplesmente encadeada).

Numa lista cada elemento, ou nó, é composto normalmente por uma variável que guarda a informação (Objeto, inteiro, cadeia de caracteres, etc.) e dois ponteiros (referências a endereços de memória) que permitem a ligação entre os vários nós desta lista. Este tipo de lista é conhecido por "Duplamente ligada" ou "Duplamente encadeada" exatamente pelo fato de possuir duas variáveis de controle (ponteiros) ao contrário da lista simplesmente ligada que possui somente um, o qual aponta para o próximo elemento da lista.

A função destas variáveis é guardar o endereço de memória do nó anterior e do nó posterior, identificados normalmente como "prev" ou "previous" e "next". Com estas estruturas podemos realizar diversas tarefas que seriam impossíveis ou muito dispendiosas com uma lista simplesmente encadeada.

No modelo mais simples deste tipo de lista, ao criar a lista o primeiro nó tem seu ponteiro "previous" apontando sempre para nulo e o último nó com seu "next" apontando para nulo. Este modelo não é muito confiável, já que não há um controle efetivo para saber quem é o primeiro e quem é o ultimo elemento, já que a única maneira de extrair tal informação é verificar quem possui o "prev" ou o "next" nulo.

Existem várias ramificações da lista duplamente encadeada, e muitas delas servem também para a lista simplesmente encadeada. Aqui temos alguns exemplos:

Lista duplamente encadeada com sentinelas: Neste modelo de lista possuimos dois Nós estáticos a cabeça da lista (head) e o fim da lista(tail). O elemento prev (anterior) do nó head aponta sempre para nulo enquanto no nó tail quem aponta para nulo é o next(próximo).

Vantagens: Maior facilidade de controle da lista, maior confiabilidade e menor risco de perda acidental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com