TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microscopia

Resenha: Microscopia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Microscopia uma importante aliada no estudo das células animal e vegetal

O microscópio é fundamental e indispensável quando se trata em estudo das células e seus componentes, uma vez que ele amplia e permite a visualização do material a ser observado em sua totalidade de uma maneira que nunca poderia ser visto a olho nu.

A imagem pode ser formada por meios ópticos, utilizando um feixe de luz ou eletrônicos, utilizando um feixe de elétrons e recebida por reflexão.

Na aula passada tivemos a experiência de conhecer e manipular um microscópio óptico, utilizando lâminas contendo material vegetal, animal e de fungos, analisando através das lentes que nos possibilitam ajustar o tamanho da imagem de forma que possamos enxergar a estrutura e composição dessas células em um tamanho aumentado de até 400 vezes ou mais.

Observando o material de uma Elódea, planta aquática muito utilizada como vegetação em aquários, que foi colocada em uma lâmina com uma gota de água e coberta por uma lamínula, visualizamos o formato de suas células retangulares com pequenas estruturas circulares de coloração verde, os cloroplastos situados no interior da célula e responsáveis pela fotossíntese da mesma.

O mesmo foi feito com a casca da cebola que revelou formato mais alongado e achatado, suas paredes são revestidas de duas membranas de espessura muito fina, que nem sempre são possíveis de ser visualizadas em todas as células e seu núcleo nem sempre é central, em algumas células ele pode estar nas laterais, inferior ou superior da célula.

Analisando o material animal, utilizando mucosa oral de uma maneira um pouco diferente das duas primeiras, foi retirada com uma haste flexível a mucosa que foi espalhada sobre a lâmina através do esfregaço, utilizando uma gota de corante azul de metileno e coberta por uma lamínula, através do microscópio visualizamos alguns componentes como muitas leveduras, bolhas de água e as próprias células em formatos variados. Todas essas descobertas só puderam ser feitas graças à tecnologia do microscópio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com