TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Microscopia

Dissertações: Relatorio De Microscopia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 2

• Introdução

A microscopia óptica utiliza a propriedade dos raios luminosos de se desviarem ao passar de um meio a outro. A luz, ao atravessar objetos finos e translúcidos, é dirigida por lentes, fornecendo uma imagem ampliada. No microscópio óptico, a luz proveniente dos objetos enxergados atravessa as lentes objetivas e oculares e chega ao olho do observador.

O microscópio apresenta dois sistemas de lentes convergentes; a objetiva e a ocular. A objetiva é um conjunto de lentes que apresenta pequena distância focal e que fornece uma imagem real e aumentada do objeto que é observado. A ocular, também formada por lentes convergentes, funciona como uma lupa, que nos dá uma imagem virtual e aumentada da imagem real que se formou em pela objetiva.

O crédito por essa incrível invenção foi dado, em 1591, aos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de óculos. Eles ampliavam as imagens e observavam objetos muito pequenos por meio de duas lentes de vidro montadas nas extremidades de um tubo. O holandês Antonie van Leewenhoek construiu microscópios de apenas uma lente, pequena e quase esférica, entre duas placas de cobre, aperfeiçoando o instrumento. Robert Hooke desenvolveu um modelo de microscópio com duas lentes ajustadas a um tubo de metal, como o que havia sido inventado por Janssen. Por ser constituído por duas lentes, esse aparelho ficou conhecido como microscópio composto.

• Material e Métodos

Microscópio óptico.

Lâminas.

Lamínulas.

Tecido Celular

Oleo de imersão

Papel e Caneta

Primeiramente foi nos apresentado o microscópio e ao termino foi nos dado a lamina contendo o tecido celular para que observássemos o tecido no microscópio, Pudemos constatar que:

Não havia lente de 4x para que pudéssemos visualizar o tecido, passamos para a próxima;

Na de 10x vimos o tecido celular, um tecido vermelho, pouco ampliado, também vimos espaços intracelulares, sem detalhes, e a membrana plasmática

Na de 40x conseguimos visualizar 2 tipos de tecido, um que se ligava ao tecido e um outro mais afastado e mais escuro, também observamos a presença de núcleos, como umas esferas escurecidas muito bem visíveis sobre o tecido

Na lamina de 100x ultilizamos o óleo de imersão para observarmos, vimos novamente tudo aquilo que visualizamos na de 40, mais de uma forma mais detalhada, observamos os espaços intracelulares, além de uma melhor visualização do núcleo e do tecido celular.

• Conclusão

Concluímos que com o aumento das lentes, obtivemos uma ampliação na visualização do tecido celular, devido à redução do campo de visão, com a mudança e o aumento das lentes, que proporcionaram melhor qualidade na imagem do tecido celular.

• Referências

http://www.brasilescola.com/biologia/microscopia.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsc%C3%B3pio

http://minerva.ufpel.edu.br/~mgrheing/uso_microscpio.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com