TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microscopia

Seminário: Microscopia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Seminário  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais:

Esta prática tem como objetivo apresentar ao estudante o laboratório de aulas práticas, os principais instrumentos que serão utilizados ao longo do curso e informá-lo dos procedimentos básicos e dos cuidados a serem tomados durante cada aula.

2.2 Objetivos Específicos:

1- Conhecer as partes de um microscópio óptico comum, existente no laboratório.

2-Desenvolver a técnica de manuseio do microscópio óptico comum.

3- Fazer observações de materiais ao microscópio relacionando as imagens formadas e os aumentos obtidos com seu funcionamento, nas objetivas secas e na objetiva de imersão.

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA

No dia 24 de fevereiro de 2014, numa segunda-feira, a professora Alba docente do componente curricular de citologia e histologia, apresentou a turma de fisioterapia do 1° período a sala dos microscópios. A princípio a turma conheceu o microscópio, observando sua formação e os cuidados necessários para o seu manuseio, logo em seguida a professora e a monitora entregaram aos alunos uma lâmina contendo células do fígado para serem examinadas.

Com auxilio da professora pudemos localizar a platina, local onde a lâmina foi colocada para ser examinada e ligamos a fonte luminosa, em seguida observamos a ocular, lente que apresenta uma ampliação constante de 10X, juntamente com a objetiva panorâmica de menor aumento, 4X, certificamos A imagem formada apresentava uma ampliação de 40X (ocular: 10X objetiva de 4X), com ajuda dos parafusos macrométricos e micrométricos corrigimos a focagem até obter uma imagem nítida.

A primeira imagem observada apresentava coloração rosa, com algumas organelas celulares visíveis, como podemos observar na imagem abaixo:

Em seguida trocamos de ocular, aumentando a ampliação com a ocular de pequeno aumento 10X. Como as oculares estão rosqueadas no revolver ou porta objetivas não é necessário fazer uma nova focagem

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »