TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importância da microscopia para os estudos da psicologia?

Tese: Qual a importância da microscopia para os estudos da psicologia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  Tese  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  1.341 Visualizações

Página 1 de 5

Qual a importância da microscopia para os estudos da psicologia?

Várias patologias e Transtorno Mental Orgânico ou Sintomático Não-Especificado são estudados e reconhecido através de exames com a microscopia através de analise de sangue, cromossomos, ou mesmo com amostras de pele ou unha assim ajudaria a psicologia na identificação de síndromes e transtornos.

Efetuar pesquisa sobre o historia e evolução do microscópio desde Hans e Zacharias Jensem até os dias atuais, estabelecer relações entre a microscopia e as novas descobertas da saúde e meio ambiente.

O crédito pela invenção do microscópio é dado ao holandês Zacharias Jansen, por volta do ano 1595. Como era muito jovem, é provável que o primeiro microscópio, com duas lentes, tenha sido desenvolvido pelo seu pai, Hans Jansen. Contudo, era Zacharias quem montava os microscópios, distribuídos para a realeza europeia. No início, o instrumento era considerado um brinquedo, que possibilitava a observação de pequenos objetos. A descoberta da célula ocorreu após a invenção do microscópio por: Hans e Zacarias Jensen, Robert Hooke, 1665, apresentou a Real Sociedade de Londres resultados de suas pesquisas sobre a estrutura da cortiça observada ao microscópio em finos cortes. O material apresentava-se formado por pequenos compartimentos hexagonais delimitados por paredes espessas, lembrando, o conjunto, os favos de mel das abelhas. Cada compartimento foi chamado célula.

O Microscópio na atualidade

Atualmente, os microscópios e as técnicas de observação estão bastante avançados. Os modelos ópticos confocais possibilitam regulagens extremamente precisas no foco e na capacidade de ampliação. Novos microscópios eletrônicos estão levando a observação a um limite que os cientistas do século XVI jamais imaginariam: o nível atómico. No século XX, o microscópio conquistou seu espaço em campos tão diversos quanto à medicina e a engenharia.

O que é lâmina? Lamínula ? Objetiva, Ocular? Sistema de Charriot? Parafuso macro e micrométrico?

A obtenção de um preparado histológico permanente, denominado lâmina e se cobre com a Lamínula

Óptica Sistema de aumento: - oculares - objetivas

Sistema de Charriot é a forma de ajustar e movimentar o charriot, fazendo com que o preparado fique em baixo da objetiva.

Com o parafuso macrométrico, elevar a platina ao máximo, observando para que a objetiva não toque na lamínula, pois poderá quebrá-la. Focalizar a preparação para a obtenção de uma imagem nítida, movimentando o parafuso macrométrico e abaixando a platina até que se possa visualizar a imagem. Aperfeiçoar o foco com o parafuso micrométrico.

Explique como se da à visualização num microscópio ótico comum? Qual a importância da luz na microscopia? Como se dá o sistema de ampliação de imagens em microscopia ótica comum?

1. Acender a lâmpada do sistema de iluminação.

2. Movimentar o revólver, colocando em posição a objetiva de menor aumento (4X).

3. Tomar a lâmina com a lamínula para cima e colocá-la na platina, prendendo-a com os grampos.

4. Movimentar o charriot, fazendo com que o preparado fique em baixo da objetiva.

5. Com o parafuso macrométrico, elevar a platina ao máximo, observando para que a objetiva não toque na lamínula, pois poderá quebrá-la.

6. Focalizar a preparação para a obtenção de uma imagem nítida, movimentando o parafuso macrométrico e abaixando a platina até que se possa visualizar a imagem.

7. Aperfeiçoar o foco com o parafuso micrométrico.

8. Colocar a região do preparado que se quer ver com maior aumento bem no centro do campo visual da lente.

9. Movimentar o revólver, colocando em posição a objetiva de 10X (aumento médio).

10. Repetir o procedimento do item 7.

11. Colocar a objetiva de 40X (maior aumento) em posição e repetir o item 7.

Um microscópio de luz é um tipo de microscópio que tira vantagem da natureza refratária da luz, a fim de aumentar a imagem de objetos pequenos até 1200 vezes, quando visto através de uma ou mais lentes.

O microscópio óptico é um instrumento usado para ampliar e regular, com uma série de lentes multicoloridas e ultravioleta, capazes de enxergar através da luz, estruturas pequenas e grandes, impossíveis de visualizar a olho nu.

É constituído por uma parte mecânica que suporta e permite controlar e por uma parte óptica que amplia as imagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com