TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitose

Seminário: Mitose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

Mitose

A Mitose é um processo de divisão celular onde uma célula origina duas células-filhas exatamente iguais, ou seja, com mesma quantidade e qualidade de material genético.

Os organismos pluricelulares crescem com o aumento de células proporcionado por esse processo, que também tem o intuito de substituir células mortas.

Este processo de divisão celular é comum a todos os seres vivos, de todos os reinos, até os organismos unicelulares, nos quais, muitas vezes, este é o principal ou, até mesmo, o único processo de reprodução.

Esta consiste na duplicação do material genético dentro da própria célula e depois sua divisão. Isso ocorre em quatro fases: Prófase, metáfase, anáfase e telófase. Mas alguns estudiosos ainda consideram a Intérfase, que é a fase em que a célula- mãe se mantêm inalterada até começar sua divisão.

Etapa 1 da Mitose:

Prófase

A prófase começa com o aumento do volume nuclear e com a condensação da cromatina, formando os cromossomos. Verifica-se que cada cromossomo é constituído de duas cromátides unidas pelo centrômero, o que significa que a duplicação dos cromossomos ocorreu antes da prófase, ou seja, na intérfase. Na prófase se percebe o sumiço do nucléolo e o material genético se espalha pela célula. O núcleo aumenta tanto de volume que a sua membrana se desorganiza. As cromátides ficam visíveis e por fim os cromossomos unem-se as fibras do que antes era o centríolo que já estavam nos polos das células.

É válido lembrar que as células da mitose são do tipo diploides (2n), ou seja, são células que seus cromossomos se organizam em pares, isso é dizer que para cada características do ser foram dois genes juntos que a criaram.

Etapa 2 da Mitose:

Metáfase

A principal característica da metáfase é a disposição dos cromossomos bem no centro da célula, formando o que se chama de Placa Equatorial. Para tal disposição, os cromossomos condensam-se totalmente e unem-se às fibras do fuso por meio dos centrômeros, que são o “meio” do cromossomo.

No final da metáfase as cromátides e criam as cromátides-irmãs (cromátide é um dos dois filamentos interligados, formado pela duplicação de um cromossomo durante os processos de divisão celular, conhecida como uma das cópias de um cromossomo formado pela replicação do DNA, que ainda permanece unida a outra cópia pelo centrômero. Cromátides irmãs: Nome dado aos tais filamentos interligados citado acima, quando se duplicam, na fase de divisão celular. São geneticamente iguais.).

Etapa 3 da Mitose:

Anáfase

Nela ocorre a separação (que pode ser chamada de quebra do centrômetro) e as cromátides- irmãs vão cada uma para o seu polo da célula. Assim se formam cromossomos independentes.

Agora em cada polo da célula existe a mesma quantidade de cromossomos e mesma quantidade de material genético.

Etapa 4 da Mitose:

Telófase

Com os cromossomos já nos pólos junto aos centríolos, a cromatina começa a se descondensar, ressurgem a membrana nuclear e os nucléolos, e a célula se divide. A divisão em si é chamada citocinese. A citocinese pode-se dar de duas formas, de acordo com a célula em questão: se for uma célula vegetal a citocinese é centrífuga; se for uma célula anima, a citocinese é centrípeta. Após a telófase, as células voltam à interfase.

Meiose

A Meiose é um tipo de processo que ocorre somente em células destinadas a reprodução.

Uma célula mãe diploide se divide e forma duas células-filhas haploides. E dessas duas células são originadas quatro células haploides, que são células com a metade dos cromossomos que quando se juntam a outra célula haploide formam uma célula zigoto. Assim sendo, uma célula diploide (2n), origina quatro células haploides (n).

Esse processo se divide em oito etapas: prófase I, metáfase I, anáfase I, telófase I, prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II. Podendo ainda entre a telófase I e a prófase II a intercinese, quando, dependendo da célula, não há duplicação do material genético.

É nesse processo que o Crossing Over ocorre. O Crossing Over é um fenômeno que ocorre durante a prófase I, nele, cromatídeos homólogos, mas não irmãos, se entrelaçam, sofrem quebras e fazem permuta de segmentos cromossómicos, havendo assim troca de genes. Serve para aumentar a variabilidade genética das células-filhas.

Etapa 1 da Meiose:

Prófase I

É uma fase muito extensa que se divide em outras cinco:

Leptóteno – inicia-se a individualização dos cromossomos estabelecendo a condensação (espiralização). Eles já começam a ficar bem visíveis. Zigóteno – aproximação dos cromossomos homólogos, sendo esse denominado de sinapse; Paquíteno – máximo grau de condensação dos cromossomos, os braços curtos e longos ficam mais evidentes e definidos, dois desses braços, em respectivos homólogos, ligam-se formando estruturas denominadas bivalentes ou tétrades. Momento em que ocorre o crossing-over, isto é, troca de segmentos (permutação de genes) entre cromossomos homólogos; Diplóteno – começo da separação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com