TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Cadeia de Valor de Michael Porter

Tese: Modelo de Cadeia de Valor de Michael Porter. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 6

O Modelo de Cadeia de Valor de Michael Porter

A Cadeia de Valor de Michael Porter é um modelo que ajuda a analisar actividades específicas através das quais as empresas criam valor e vantagem competitiva. Ou seja, é um conjunto de actividades que uma organização realiza para criar valor para os seus clientes. A maneira como as actividades dessa cadeia são realizadas determina os custos e afecta os lucros.

Elementos na Cadeia de Valor de Porter

As estratégias genéricas de Michael Porter

Michael Porter é considerado um dos mais famosos gurus da administração, sendo conhecido por diversas teorias e ensinamentos, destacando-se como um dos maiores especialistas do mundo em estratégias.Nasceu em Ann Harbour, Michigan EUA, fez Engenharia Mecânica e Aeroespacial, em Princeton, e depois MBA e doutorado em Economia Empresarial (Harvard). Foi professor da Harvard Business School com apenas 26 anos e líder da Monitor Consulting.Michael Porter é filho de um oficial do Exército e também ingressou na carreira militar, alcançando até o posto de capitão. Logo após foi jogador de futebol americano e beisebol, depois indo para o golfe. Desistiu da carreira de jogador para fazer o seu mestrado e depois doutorado.É um dos pensadores de maior influência no mundo dos negócios, sendo consultor de empresas nacionais, internacionais e multinacionais. Participa de forma ativa em decisões políticas e econômicas, visto que seu conhecimento estratégico é muito grande.Entre suas diversas publicações, Porter escreveu mais de 85 artigos em jornais e revistas renomados, recebendo ainda o prêmio McKinsey Award como o melhor artigo publicado no Harvard Bussiness Review.Entre seus maiores ensinamentos e teorias do mundo dos negócios está a teoria da vantagem competitiva e a cadeia de valor.

Ideias de Michael Porter

Porter é responsável por diversas teorias do mundo dos negócios, já que dá consultoria a empresas tão renomadas e possui vasta experiência em estratégia empresarial.Entre suas ideias mais conhecidas estão:

Análise das cinco forças competitivas

Segundo Porter, qualquer setor, seja nacional ou internacional, que produz um serviço ou um produto, é "manipulado" por cinco forças competitivas. Desta forma, é necessário que o empresário esteja atento a estas forças para garantir o sucesso do negócio.

As forças são:

Concorrentes: em alguns ramos de negócios, os concorrentes são inimigos perigosos, pois os mesmos já detêm uma grande parcela do mercado. Há ainda mercado para o seu negócio?

Novos entrantes: refere-se a novos concorrentes que ameaçam o negócio. Seu produto ou serviço pode ser facilmente copiado. Este negócio poderá ser viabilizado por um concorrente de outra forma?

Produtos substitutos: há produtos que possam substituir o seu? Estes são mais ou menos eficientes? Em relação a esta força é preciso definir um preço justo.

Fornecedores: o poder de barganha dos fornecedores é grande, visto que se a empresa for dependente de um único fornecedor, este pode cobrar preços mais elevados e aproveitar a sua utilidade.Clientes: há clientes para o negócio e estes estão dispostos a comprar o seu produto? O poder de barganha dos clientes não pode ser esquecido, pois deles dependerá o sucesso ou fracasso da empresa. Devido a isso, os produtos ou serviços deverão sempre estar de acordo com as necessidades e expectativas dos mesmos (nunca esquecendo os princípios básicos do marketing empresarial).Mesmo com as cinco forças, Porter acredita que é necessário ter uma estratégia genérica para sobreviver no mercado.

Estratégias competitivas

Com o lançamento de seu livro, Estratégia Competitiva ("Competitive Strategy"), Porter criou algumas ações a fim de apresentar soluções para as cinco forças competitivas. Assim, ele identificou três estratégias genéricas que podem ser utilizadas pelas empresas para conseguir uma ótima posição no mercado em um longo prazo.

As estratégias competitivas são:

Custo: A empresa que possui estratégia em custos, deve produzir em grande volume para minimizar gastos de todo o processo de fabricação, divulgação e distribuição do produto, tendo como principal atrativo o preço.

Diferenciação: A opção de estratégia por diferenciação faz com que a empresa tenha obrigação de investir na imagem e marca a fim de realizar uma grande diferenciação do seu produto ou serviço diante dos concorrentes. Para isso, a pesquisa de mercado é essencial, bem como uma distribuição diferenciada dos produtos oferecidos. O objetivo principal desta estratégia é oferecer produtos diferenciados.

Foco: A estratégia de foco de uma empresa resume-se em escolher segmentos ou nichos específicos por meio da diferenciação ou dos custos.

Obras de Michael Porter

Entre as inúmeras frases famosas de Michael Porter estão:

"Uma estratégia sensata começa com um objetivo correto. E afirmo que o único objetivo capaz de respeitar uma estratégia sensata é o aumento da rentabilidade."

"As empresas conquistam uma posição de vantagem em relação aos melhores competidores do mundo em razão das pressões e dos desafios."

"Em qualquer empresa, a tecnologia da informação exerce efeitos poderosos sobre a vantagem competitiva, tanto no custo, quanto na diferenciação."

"Estratégia é a criação de compatibilidade entre as atividades da empresa."

Este modelo foca-se nos sistemas e na maneira como os inputs são mudados para outputs comprados pelos consumidores. A partir deste ponto de vista, Porter definiu uma cadeia de actividades, comum a todos os negócios, e dividiu-as em actividades primárias e de suporte, conforme se mostra no esquema abaixo.

As actividades primárias relacionam-se directamente com a criação física, venda, manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com