TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Estratégia (Michael Porter)

Trabalho Universitário: Resumo Estratégia (Michael Porter). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Introdução à Administração

RESUMO SOBRE ESTRATÉGIA (MICHAEL PORTER)

O conceito de estratégia organizacional é abrangente, mas em nossa opinião, a estratégia pode ser resumida como um plano para atingir metas determinadas. Uma corporação, por exemplo, define metas para aumentar produtividade e lucros, para ser a líder no seu setor, etc., e para atingir estes objetivos é necessária uma série de análises e ações. Então, ela pode ser definida como o posicionamento da empresa em determinado mercado, para um determinado segmento de clientes, onde: quanto mais essa posição (ocupada pela empresa) se diferenciar dos seus concorrentes, mais chance de sucesso a empresa terá em um ambiente de competitividade. Que é justamente o que defende Michael Porter, quando afirma que a estratégia depende de atividades únicas, ou seja, quando a empresa toma ações inéditas, ela passa a ser diferente, passa a ter um diferencial, o que a deixa um passo a frente das outras.

Além disso, a estratégia serve de guia para uma empresa, permite a concentração de esforços, toda a empresa se organiza alinhada a uma estratégia, enfim, a estratégia define a organização. É um meio prático para as pessoas compreenderem a empresa e a diferenciarem das outras. Ela dá sentido às coisas, ajuda a entender as razões de determinada ação.

Concordamos com o autor quando ele também define a estratégia como a integração de um conjunto de atividades, que devem ser realizadas bem e bem integradas para o sucesso da estratégia, pois se a organização consegue definir bem suas ações e integrá-las com eficiência, certamente o objetivo da estratégia será alcançado.

Em resumo, a estratégia serve para definir o rumo da empresa de acordo com os objetivos traçados. Então, seja qual forem os objetivos adotados pelas organizações, existirá sempre uma relação de influencia mútua entre: a organização das tarefas e poderes (configuração), a estratégia pretendida pela empresa e o ambiente no qual essa estratégia será aplicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com