TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres Sofrem Repressão por Optarem Pela Laqueadura

Por:   •  17/10/2016  •  Dissertação  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

Mulheres sofrem repressão por optarem pela laqueadura

Enquanto algumas lutam para poderem fazer a cirurgia, outras estão atrás da tão sonhada reversão

A Laqueadura é um procedimento cirúrgico de esterilização total. Ele consiste no fechamento das tubas uterinas para impedir que o óvulo desça e o espermatozoide suba, sendo um processo considerado simples, mas que precisa de uma abertura na cavidade abdominal para que o acesso as trompas seja mais fácil, ou por laparoscopia. Muitas vezes é realizado no momento do parto normal ou na cesariana por mulheres que podem pagá-lo, porém mulheres que dependem do SUS encontram uma enorme dificuldade quando querem passar por esse processo.

Existem grupos no facebook, como o “Laqueadura, quero, posso, mas me impedem” onde mulheres que já fizeram o procedimento e mulheres que querem fazer participam, para que lá elas conversem sobre esse assunto, como contatos de médicos e dúvidas que elas possam esclarecer com alguma outra participante do grupo. Em entrevista com algumas participantes desse grupo, a esteticista e professora de estética Jeannine Elias, de 25 anos e casada, disse que ama sua liberdade, não possui vocação para ser mãe, gostar de viajar e passar bons tempos fora de casa mas ainda não conseguiu encontrar um médico que aceitasse realizar o procedimento cirúrgico para ela. Hoje, ela diz que depois de tentativas em diferentes médicos e estados, encontrou um profissional que concordasse em fazer a cirurgia pelo método de videolaparoscopia, por vias particulares.

Esse procedimento é controverso e traz muita discussão, acaba envolvendo aspectos políticos, religiosos e sociais. Como toda história, existem dois lados, pessoas que enxergam com bons olhos e as pessoas que não são a favor das mulheres se submeterem a isso. Existe uma lei chamada “Lei do Planejamento Familiar” a qual já foi aprovada pelo Congresso e diz que, é uma obrigação do governo brasileiro disponibilizar tanto para homens como para mulheres métodos anticoncepcionais que sejam eficazes.

A vigilância sanitária deve criar condições para que qualquer pessoa, acima de 18 anos e com dois filhos ou com mais de 25 anos independente da quantidade de filhos, possa realizar o processo de esterilização. A lei diz também que o tempo entre quando o homem ou a mulher decide realizar o procedimento cirúrgico até a execução do mesmo precisa ser de 60 dias para que sejam apresentadas todas as vantagens e desvantagens dele.

Principalmente nos dias atuais, onde muitos tabus estão sendo quebrados, mulheres que não querem ter filhos estão lutando pelos seus direitos de escolhas sociais, a laqueadura é uma delas. Manifestações em redes socais, como o facebook, é o lugar onde mais pode ser visto a luta dessas mulheres para poderem se submeter a essa cirurgia. O principal motivo que as impedem de fazer a laqueadura, além da lei de planejamento familiar, são os médicos que se recusam a realizar esse processo. Mas, nada disso faz com que elas desistam, vão atrás de outros médicos, até mesmo em outros estados.

Renata Goulart, de 32 anos, é estudante de comunicação social, solteira e participa do grupo no facebook “Laqueadura, quero, posso mas me impedem”. Ela não passou pelo processo cirúrgico ainda, mudou-se para a Argentina onde a laqueadura e vasectomia são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com