TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÓDULO III– PROCESSOS DE MANUTENÇÃO DA VIDA

Por:   •  1/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

MÓDULO III– PROCESSOS DE MANUTENÇÃO DA VIDA

Unidade: Cooperação entre organismos

Prof. Julio Ernesto Baungartem

Aluna: Mórgana Santos Rodrigues

MIMETISMO

Como a natureza é extremamente perigosa, os animais utilizam técnicas para se proteger. Para driblar as dificuldades de sobrevivência na natureza, os animais se utilizam dos mais variados artifícios: alguns se valem da grande força; do tamanho; outros se aproveitam da grande velocidade que possuem. Animais que não possuem um tamanho que lhes ofereça vantagem, nem uma velocidade assustadora e nem tampouco força, podem se utilizar de um dos mais inteligentes truques naturais. O mimetismo.

O mimetismo é a capacidade de assumir semelhança com outros animais, geralmente animais perigosos, para escapar de predadores. É geralmente confundida com a camuflagem (onde o animal consegue assumir semelhanças com o meio ambiente no qual está inserido, se disfarçando e se protegendo de caçadores) muito utilizada também para se proteger de predadores, mas também há casos de animais que utilizam a camuflagem para garantir sua caça.

Existem tipos diferentes de mimetismo, de acordo com o propósito do animal que está mimetizando outro.

Mimetismo defensivo: ocorre quando o animal assume as características de um animal mais perigoso, para escapar de predadores. É também conhecido como mimetismo de Bates (Mimetismo Batesiano). É mais comum na natureza e no grupo das aranhas.

No Mimetismo Mulleriano a interação entre o modelo, a espécie mimética e o operador é semelhante ao visto no batesiano, ambos compartilham sinais defensivos, coloração, forma e odores que conferem uma vantagem adaptativa ao facilitar a memorização destes animais pelo predador. Esse mimetismo é melhor visto em grupos de borboletas, anfíbios anuros e serpentes que usam sua coloração semelhante a de animais perigosos para se esquivar de predadores. Essas cores aposemáticas indicam que certos animais são extremamente venenosos como a cobra coral verdadeira.

Além de animais, plantas também praticam mimetismo, como a orquídea. Como animais que utilizam a técnica podemos utilizar como exemplo insetos, pássaros, tubarões e escaravelhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (216.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com