TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Trabalho Universitário: NUTRIÇÃO E DIETÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  5.794 Palavras (24 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 24

BASES DA NUTRIÇÃO GERAL APLICADA À ENFERMAGEM

I – NUTRIÇÃO :

É a ciência dos alimentos, dos nutrientes e de outras substâncias afins, sua interação, atuação e balanço em relação à saúde e a doença. Ou seja, é o estudo dos alimentos e dos mecanismos nos quais o organismo ingere, digere, absorve, transporta, utiliza e excreta as substância alimentares.

A nutrição também tem implicações sociais, econômicas, materiais e psicológicas, tanto em relação ao alimento como em relação à alimentação.

-CONCEITOS :

 Alimentação – é a ação de receber ou proporcionar alimentos. É um processo voluntário e consciente.

 Alimentos – são produtos de origem animal, vegetal, mineral ou sintética que fornecem às pessoas a energia de que precisam para crescer, andar, correr, pensar, respirar e até dormir. Eles são constituídos pelos nutrientes.

 Nutrientes – são os elementos responsáveis pela manutenção de todas as reações bioquímicas necessárias para o perfeito funcionamento do organismo. Exemplo de nutrientes : proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais.

 Caloria – é a quantidade de calor necessária para elevar em 1º C a temperatura de 1 g de água a 15º C, sob pressão atmosférica normal.

 Quilocaloria – são 1000 calorias. Porém, na maioria das vezes as informações nutricionais dos rótulos de alimentos simplificam o termo para apenas “caloria”, o que gera uma certa confusão. Em nutrição utiliza-se quilocaloria.

II- IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO

A alimentação é um componente fundamental para que possamos ter uma boa qualidade de vida. A nutrição inclui :

1) O metabolismo dos alimentos;

2) O valor nutritivo dos alimentos;

3) As necessidades quantitativas e qualitativas dos alimentos nas diferentes idades e diferentes níveis de desenvolvimento;

4) As mudanças em nutrientes e requerimentos alimentares que acompanham ou previnem estados patológicos;

5) Os fatores econômicos, psicológicos, sociais e culturais que afetam a seleção e a ingestão de alimentos.

A ciência e a prática da nutrição tem como finalidade contribuir com uma vida mais segura, relativamente livre de enfermidades e de retardos físicos e mentais.

III – ALIMENTOS E SUA COMPOSIÇÃO

Os alimentos compõem-se de vários compostos, tanto orgânicos como inorgânicos, de maneira que todo e qualquer alimento compreende um composto químico ou uma mistura de compostos químicos. Esses compostos e elementos dos quais os alimentos se formam dizem respeito a Proteínas, Lipídeos, Carboidratos, Sais Minerais, Vitaminas e Água, podendo ser agrupados em :

- Compostos Orgânicos :

Proteínas, lipídeos, carboidratos e vitaminas

- Compostos Inorgânicos :

Água e sais minerais como cálcio, fósforo, sódio, cloro, potássio, enxofre, ferro, iodo, cobre, magnésio, cobalto, zinco e outros.

Esses constituintes alimentares são conhecidos como nutrientes. Para obtenção dos nutrientes essenciais ao seu bom funcionamento, o corpo depende da adequada seleção de alimentos.

1)ÁGUA :

1.1) Definição e Importância :

A água é uma substância polar, formada por oxigênio e hidrogênio, fundamental para a vida. O organismo humano é constituído, em grande parte, por diversas soluções aquosas. Num ser humano adulto saudável, cerca de 60% de seu peso corporal constitui-se de água. Esta quantidade de água encontra-se distribuída em dois compartimentos principais : o líquido extracelular e o líquido intracelular.

O líquido intracelular é responsável por 50% do peso do indivíduo. Este líquido encontra-se no interior das diversas células que compõem o organismo. Sua principal função é providenciar um meio adequado para as diversas reações químicas necessárias à manutenção da vida celular.

O líquido extracelular subdivide-se em três outros compartimentos: o líquido intersticial, o líquido intravascular e o líquido transcelular.

O líquido intersticial permeia as diversas células do organismo, permitindo a ocorrência de trocas de gases e substâncias entre o sangue e as células. A linfa faz parte do líquido intersticial.

O líquido intravascular está contido nos vasos sangüíneos, formando o plasma. A manutenção de um volume plasmático adequado é importante para manter uma circulação normal e desta forma prover o organismo do oxigênio necessário ao seu metabolismo. O volume intravascular diminuído pode levar à hipoperfusão de órgãos e tecidos, enquanto o volume intravascular aumentado pode causar congestão vascular e edema pulmonar.

O líquido transcelular constitui cerca de 2% do total de líquidos corporais. Este compartimento inclui líquidos existentes nos espaços sinovial, peritoneal, pleural, pericárdico e intra-ocular, além do líquido cefalorraquidiano.

1.2) Funções :

A água desempenha diversas funções importantes no organismo :

- Líquido intravascular – serve como meio de transporte de gases, nutrientes e produtos do metabolismo celular;

- Líquido intracelular – compõe o meio no qual ocorrem os processos metabólicos;

- Líquido transcelular – lubrifica as articulações, as membranas serosas (pleura, peritônio, pericárdio), o líquor protege o cérebro e a medula espinhal e distribui substâncias no sistema nervoso central (SNC).

A água também é importante para a regulação da temperatura corporal. O metabolismo celular gera calor, que é perdido principalmente pela evaporação de líquidos de maneira insensível ou através da sudorese.

1.3) Necessidades Diárias :

A ingestão de água é controlada pela sede. Em um indivíduo normal, a ingestão de água deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com