TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções gerais da biologia dos gêneros: Pediculus e Pthirus

Artigo: Noções gerais da biologia dos gêneros: Pediculus e Pthirus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Artigo  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Piolhos

Noções gerais da biologia dos gêneros: Pediculus e Pthirus.

Introdução

Os piolhos pertencem à Ordem Phthiraptera e compõe o único grupo verdadeiramente parasita entre os insetos exopterigotos. Eles desenvolveram uma especificidade muito forte pelo hospedeiro , em relação entre hospedeiros invertebrados e hospedeiros vertebrados, e poderia apenas ser comparada à encontrada para alguns parasitas entomófagos ou para os microrganismos patogênicos. As formas hematófagas são mais evoluídas, e têm peças bucais picadoras e sugadoras ocultas dentro da cabeça, mas eversíveis quando em funcionamento; um par de maxilas transformadas e as mandíbulas vestigiais.

Colocados em dois gêneros Pediculus e Pthirus por se alimentarem exclusivamente de sangue, permanecem o tempo todo sobre seu local de alimentação, causando irritação na pele ou couro cabeludo do homem. Os problemas causados pelos piolhos ao homem são vastos, variando desde a coceira, simples reações alérgicas causadas pela saliva, adenopatias e piodermites até a transmissão de doenças graves causadas por ricketsias e espiroquetas, como o tifo e febre recorrente.

Os Piolhos e sua Morfologia

São estenoxenos e, por vezes, apresentam territorialidade definida, como os piolhos humanos. A infestação por piolhos é denominada pediculose. São insetos pequenos, sem asas, com o corpo achatado dorso ventralmente e os segmentos torácicos fundidos; os olhos são reduzidos ou ausentes, as antenas com 3 a 5 segmentos. As peças bucais são pungitivas e sugadoras. As 3 espécies adaptadas ao homem são da família Pediculidae e dos gêneros Pediculus e Pthirus. Pediculus capitis habita a cabeça das pessoas e seus ovos ficam cimentados na base dos fios de cabelo. Pthirus pubis ou piolho-do-púbis é menor que os outros localizando-se na região pubiana e perineal. É conhecido como “chato”. A Pediculus humanus, macho, visto dorsalmente; fêmea de Pthirus pubis, face dorsal; ovos (lêndeas) de P. capitis, colados a um fio de cabelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com