TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Percorrido Pelo Hormônio

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1

  1. Antes de comentarmos sobre o caminho percorrido pelo hormônio, é importante conhecer suas principais características. Molécula sinalizadora hidrofóbica (não possui afinidade com meios aquosos), o hormônio é produzido e secretado por células glandulares (célula-sinal). No que se refere a sua função, ele é denominado ligante, pois une duas células através de transmissões de mensagens. Após a sua produção ele é liberado por vesículas secretoras da célula-sinal para a corrente sanguínea, porém por ser uma molécula hidrofóbica necessita de proteínas carreadoras hidrofílicas para se acoplar e chegar a seu destino final, a célula-alvo.

Por se tratar de um hormônio proteico, ele irá agir em um receptor da membrana da célula-alvo, esta membrana possui proteínas receptoras específicas para reconhecê-lo e responder ao sinal mandado pela célula glandular (célula-sinal), aquela que produziu o hormônio (molécula-sinal/ligante). Com o hormônio reconhecido pela proteína receptora ele atravessa a membrana plasmática da célula-alvo e entra em contato com o citoplasma sendo, então, endereçado ao núcleo celular, onde ocorrerá a transcrição do RNA, este que selecionará, a partir do DNA, os aminoácidos que serão utilizados na produção da proteína. Após esse processo, os aminoácidos selecionados pelo RNA são endereçados, – através de uma sequência-sinal –, aos ribossomos, neste caso, do retículo endoplasmático rugoso (RER), para que finalmente comece a produção primária do peptídeo.

  1. O Retículo Endoplasmático Rugoso possui, em sua estrutura, ribossomos que são responsáveis pela síntese de algumas proteínas. Quando o aglomerado de aminoácidos selecionados pelo RNA chega ao retículo ele é reconhecido por proteínas receptoras da membrana deste compartimento e endereçado aos ribossomos do retículo através de uma sequência-sinal (SRP), para que comece produção primária do peptídeo, estimulada pelo hormônio em questão.

A proteína primária sintetizada no retículo é, então, transportada por vesículas originadas por uma região do retículo, chamada de transição. Essa vesícula, agora com a membrana do retículo, passará por um processo chamado de glicosilação, um dos mecanismos responsáveis por evitar possíveis erros de endereçamento de proteínas, já que adicionam aminoácidos para ajudar na sinalização de finalidade da proteína. A glicosilação pode ser dividida em dois tipos, a saber: [i] o tipo “N”, que ocorre ainda no retículo e adiciona à proteína o aminoácido “Aspargina” e [ii] o tipo “O”, que ocorre no interior do complexo de Golgi e adiciona à proteína o aminoácido “Serina”.  

Após o processo de glicosilação, o peptídeo será dirigido a outro compartimento, o Complexo de Golgi, localizado logo abaixo do retículo endoplasmático, recebendo, portanto, todas as moléculas que são produzidas por ele. O Complexo de Golgi é formado por lamelas sobrepostas umas às outras, sua membrana possui sinalizadores de endereçamento, sendo responsável por armazenar e levar o que foi produzido no retículo ao local indicado pela molécula-sinal.

A vesícula originada no retículo e transportada ao Golgi é incorporada pela membrana do novo compartimento, perdendo a antiga membrana que será reciclada, através da face Cis (extremidade mais próxima do RER). Esta vesícula irá passar por entre as lamelas até alcançar a face Trans (extremidade mais distante do RER), onde será formada uma vesícula de secreção, a qual possui em sua membrana o sinal de endereçamento da proteína produzida, e será secretada para o citoplasma da célula-alvo, onde irá esperar um sinal para que seja finalmente secretada para o meio extracelular.

Questão 2

        A membrana plasmática é uma estrutura celular que separa os meios extra e intracelular, composta, principalmente, por lipídeos e proteínas, distribuídos assimetricamente em dois folhetos formando uma bicamada. Os lipídios são produzidos pelo Retículo Endoplasmático Liso (REL), o qual possui enzimas em sua membrana, voltada para o citoplasma da célula, que catalisam a síntese de fosfolipídios que formarão a bicamada.

        Os fosfolipídios, que são formados pelo retículo, são adicionados à membrana que está voltada para o citoplasma da célula. Outros lipídeos também são produzidos e adicionados ao mesmo lado da bicamada, fazendo com que apenas o lado citoplasmático da célula cresça. Porém, existe uma enzima, chamada scramblase, que seleciona aleatoriamente os lipídeos formados, distribuindo-os simetricamente entre dois folhetos, equilibrando a quantidade de moléculas em cada lado da bicamada.

        No entanto, sabemos que a membrana plasmática é assimétrica, isso ocorre devido à enzima flipase. Essa enzima transfere, seletivamente, alguns fosfolipídios de uma monocamada à outra, com isso a membrana se torna assimétrica. Além dos fosfolipídios, outra categoria de lipídeos aumenta ainda mais essa assimetria, são os glicolipídios, os quais só são encontrados na monocamada exposta ao exterior da célula, causando uma diferença de carga entre os meios intra e extracelulares. Cabe observar que a enzima responsável por “organizar” os glicolipídios na membrana é a transferase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com