TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E GENÉTICA

Por:   •  9/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E GENÉTICA

DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Turma: Tarde – 2021.1

Data: 07/08/2021

            Aluno (a): Larissa Simões do Nascimento

RESPONDA

COMUNICAÇÃO CELULAR

1. O que se entende por ligante em um sistema de comunicação celular?

Os ligantes se ligam a sítios específicos, através de um estímulo elétrico localizados dentro da célula. Os ligantes podem ser substâncias de diferentes tipos, como aminas, esteroides e aminoácidos. A célula que receberá o ligante é denominada de célula-alvo e possui um receptor para o ligante.

2. Didaticamente, distinguem-se 3 tipos de comunicação celular. Quais e

justifique.

Sinalização Autócrina: Nessa sinalização um mensageiro químico é produzido por uma célula, que age nesta mesma célula que também é a célula-alvo. Esta sinalização é importante para o desenvolvimento, ajudando as células a assumir e reforçar suas identidades corretas.

Sinalização Endócrina: Na sinalização endócrina precisam ser transmitidas por longas distâncias, os sinais são produzidos por células especializadas e liberados na corrente sanguínea, que transporta estes sinais para as células alvo em partes distantes e específicas do corpo.

Sinalização Parácrina: Essa sinalização, a molécula sinalizadora é liberada e atua em células que estão próximas a ela. Nesse processo, a molécula encontra a célula-alvo por processo de difusão;

3. Como explicar que a comunicação hormonal é um processo lento?

A comunicação hormonal é um processo lento e com longa duração, porque os hormônios levam um tempo para se distribuírem no corpo, levados pela corrente sanguínea. Elas são formadas nas glândulas endócrinas, e vão para a corrente sanguínea viajando até as células alvo que tem receptores específicos.

4. Compare o tempo de resposta mediada entre os hormônios lipossolúveis

e os hidrossolúveis e justifique.

Os hormônios Lipossolúveis, quando entram nas células alvo, hormônios esteróidesse se ligam a receptores específicos no citoplasma e causam modificações. Esta forma dos receptores atua directamente no DNA celular, ativando ou reprimindo a transcrição de determinados genes, e afetando por isso a composição proteica da célula.

Já os hormônios Hidrossolúveis, quando células musculares são expostas a adrenalina acontece o aumento de mensageiros intracelulares que ativa as enzimas fosforilase glicogênia e degrada o glicogênio na glicose, a qual é usada na fonte de energia. Esse hormônio tem reação rápida.

5. Explique a importância da proteína G na comunicação celular.

Os receptores associados a proteínas G, são receptores associados a um membro da família de proteínas de ligação a nucleotídeos de guanosina (proteínas G). Três componentes essenciais definem a transdução de sinalização via GPCR: um receptor na membrana plasmática com sete segmentos helicoidais transmembrana, uma proteína G que alterna entre as formas ativa (ligada a GTP) e inativa (ligada a GDP), e uma enzima efetora (ou canal iônico) na membrana plasmática que é regulada pela proteína G ativada. A proteína G, estimulada pelo receptor ativado, troca o GDP ligado a ela por GTP, e, então, dissocia-se do receptor ocupado e liga-se à enzima efetora vizinha, alterando sua atividade. A enzima ativada, então, gera um segundo mensageiro que afeta alvos a jusante.

6. Estabeleça uma relação da comunicação parácrina com o uso do

medicamento VIAGRA.

Muitas vezes, as células que estão perto uma da outra se comunicam por meio da liberação de mensageiros químicos (ligantes que podem difundir-se através do espaço entre as células). Esse tipo de sinalização, na qual as células se comunicam em distâncias relativamente curtas, é conhecida como sinalização parácrina. A sinalização parácrina permite que células coordenem localmente atividades com suas células vizinhas. Embora elas sejam usadas em muitos tecidos e contextos diferentes, sinais parácrinos são especialmente importantes durante o desenvolvimento, quando permitem que um grupo de células comunique a um grupo de células vizinhas, qual identidade devem assumir. Muitas células do corpo usam o óxido nítrico como mediador local, na dilatação a liberação de NO age na musculatura ativando enzimas. A dilatação mediada pelo óxido nítrico dura pouco tempo porque ele é rapidamente degradado e vira nítrico. O mecanismo do medicamento impede a degradação do produto das enzimas ativadas po NO, fazendo assim, a vasodilatação durar mais tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com