TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE CIENCIAS: MELHORIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA.

Por:   •  27/5/2019  •  Artigo  •  7.310 Palavras (30 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 30

O ENSINO DE CIENCIAS: MELHORIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA.

ALTANEIRA, CE.

Artigo apresentado a disciplina de fundamentos do ensino de Ciências, I semestre do Curso Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri - URCA, como requisito parcial para obtenção da segunda nota, orientado pela Prof. Me. Yedda Maria Lobo Soares de Matos.

ALTANEIRA

2018

Resumo        

        Durante cerca de 54 anos, a luta que vem sendo travada em prol da melhoria no ensino de ciências não sessa. Tendo como um dos principais objetivos contribuir de alguma forma positiva para a mesma, o trabalho a seguir busca expor, comparar e debater ideias que possam vir a tornar possível tal evolução no aprendizado da área. A exemplo disso, professores foram entrevistados e escolas foram visitadas para se ter noção dos reais problemas enfrentados pelos docentes e educandos no dia-a-dia, para que tenhamos assim, certeza de que as ideias que serão expostas adiante sejam baseadas em informações concretas. O levantamento de dados que fez-se possível através dessas visitas e entrevistas, nos possibilita a ter noção do que pode ser feito para conseguir avanço nessa luta que deve ser abraçada por todos que estão envoltos no meio da educação, no entanto, ideias não fazem diferença se não são postas em prática, por tanto, apresentaremos além de soluções técnicas, formas para pô-las em prática.

Palavras-chaves: melhoria, ideias, problemas, luta.

Abstract

For about 54 years, the struggle that has been waged in favor of improvement in science teaching is not sessa. Having as one of the main objectives to contribute in some positive way to it, the following work seeks to expose, compare and debate ideas that may make such evolution possible in the area learning. As an example, teachers were interviewed and schools were visited to get a sense of the real problems faced by teachers and students in everyday life, so that we are sure that the ideas that will be presented below are based on concrete information. The collection of data made possible through these visits and interviews, enables us to have a sense of what can be done to achieve progress in this struggle that must be embraced by all who are involved in the middle of education, however, ideas do not difference if they are not put into practice, therefore, we will present, besides technical solutions, ways to put them into practice

Keywords: improvement, ideas, problems, struggle.


Introdução

        Depois de passar por inúmeras mudanças visando o aprimoramento da sua técnica de ensino e o acompanhamento das novas vertentes educacionais das novas gerações de estudantes, o ensino de biologia ainda almeja melhores resultados para atingir o seu objetivo.

Nos dias atuais, pode-se claramente ser observada a luta por novas abordagens de ensino para que assim o tornem mais interessante e, consequentemente, que se tenha mais atenção dos estudantes para com o mesmo com o intuito de atrair sua concentração e fazer com que mais conhecimento seja obtido. Vale ressaltar que essa incessante busca por conhecimento visa além de formar profissionais qualificados, fazer desses; indivíduos de bem, éticos e com bom senso comum.

        É de grande importância que se faça notório o poder de impacto que a biologia possui não só na formação, como também na vida cotidiana; uma vez que a mesma se trata de um estudo que busca compreender a vida e à concatenar com o meio ambiente, levando-nos assim a conclusão de que essa ciência está presente praticamente em todo o nosso cotidiano e influi diretamente na relação do ser humano com a sociedade.

 É válido ressair ainda, que tal ciência torna possível a aquisição de conhecimentos que facultam a compreensão da vida nos preceitos mais complexos. Contudo, é indispensável um ensino que vise também uma aprendizagem com mais hombridade, para que se faça então um aprimoramento rematado.

Objetivo:

Referente a tudo que já foi apresentado, é ponderável esclarecer o objetivo da dita pesquisa: buscamos o aperfeiçoamento no ensino da biologia. E para atingir o mesmo, procuramos caminhos como: instigar a curiosidade dos estudantes; dar voz e vez aos estudantes e a quebra da hierarquia na relação entre professores e estudantes.

 

Revisão de literatura  

        CENSINO DE CIÊNCIAS: Unindo a pesquisa e a prática

CAPITULO 1

Prefacio:

Outro termo preocupa a escola: o saber. Perguntamos constantemente: o que o aluno sabe ou não e o que deve saber? Como se o saber fosse uma mercadoria a carregar, pesada e que ocupa o lugar. Para os autores deste livro, no entanto, seria o saber uma derivação do prazer de conhecer, um ser cognoscente. Dominar um conhecimento é ser o seu senhor, porém o domínio do saber é o final de um processo que define a qualidade do conhecimento.

A pedagogia preocupa-se muito, durante mais de um século, com a ideia de uma educação natural, na qual a aquisição do conhecimento fosse muito semelhante ao modo pelo qual as crianças aprendem naturalmente a andar, falar, comer, reconhecer objetos, pessoas etc. Essa preocupação parece ter sido vencida, pois ao verificar-se o quanto as crianças descobrem, sem intervenção deliberada do adulto, percebe-se também que é fictícia a oposição entre natureza e educação. Ou todo processo de aprender é natural, ou nenhum é, pois todas aprendizagem provem de um impulso, de uma deliberação de aprender, de uma energia que oriente o aprendiz e leva-o a relacionar-se com objetos, representações, ideias, eventos, regularidades, tudo isso e muito mais, graças a um pensamento inteligente. A aprendizagem estará sempre inserida na natureza do sujeito, é sua constante renovação, sua constante mudança de epiderme.

Toda aprendizagem, pois, constitui uma nova descoberta. Se a escola não só permite, mas também estimula que a criança, o adolescente ou o jovem adulto exerça essa capacidade outrora tão sufocada, atende também à verdadeira natureza das ações humanas. Conclui-se, então, que ensinar nunca será forçar uma aprendizagem, mas contribuir para despertar a energia que possa produzi-la naturalmente. – Amélia Domingues de Castro, 2004-

Critérios estruturantes para o ensino das ciências:

Ensino e aprendizagem são dois conceitos que têm ligações bastantes profundas; fazer com que esses dois conceitos representem as duas faces de uma mesma ou as duas vertentes de uma mesma aula é, e sempre foi, o principal objetivo da Didática. – Parágrafo 1, página 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)   pdf (268 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com