TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso de abordagens da história da ciência no ensino de biologia

Por:   •  1/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

Olá Integrantes da Equipe Instrugen,

Nesse momento inicia-se uma nova etapa da nossa aprendizagem. Porém, faremos uma retrospectiva para contextualizar as etapas já realizadas.

Definimos esse momento inicial da disciplina como momento diagnóstico. O diagnóstico não é um simples ‘retrato’ da realidade ou um mero levantamento de dificuldades. O que pretendemos diagnosticar? Como os resultados deste diagnóstico podem impactar a forma de lidar futuramente com os estudantes?

Em Instrugen, consideramos fundamental o conhecimento sobre cada estudante/integrante da equipe e, também, conhecimentos relacionados à aprendizagem e a Genética. É importante saber o que o estudante já conhece sobre o tema específico a partir de vivências anteriores, no caso de Instrugen a Genética, quem está aprendendo e como ele considera melhor aprender. Desta forma, podemos contribuir, também, para a discussão e desenvolvimento de instrumentos e estratégias que possam contribuir e estimular diferentes formas de aprendizagem.  A partir do conhecimento das concepções prévias é possível elaborar estratégias que promovam uma aprendizagem significativa para os estudantes, sendo este um importante ponto de partida para novos conhecimentos[1].

É necessário, ao elaborarmos uma proposta diagnóstica, que os objetivos os quais pretendemos alcançar sejam planejados. É possível identificar, a partir do resultado do diagnóstico, as necessidades e situações específicas relacionadas ao público alvo, a fim de elaborarmos a melhor forma de atingir os objetivos.1,2

Com o objetivo de contribuir com nosso planejamento e conhecer melhor a dinâmica de Instrugen, nosso laboratório de aprendizagem em Genética, a proposta inicial foi apresentar o Guia e o Cronograma da disciplina. Nesses documentos foram apresentadas, além de orientações importantes sobre o design da disciplina, dicas consideradas pelos integrantes da equipe Instrugen 2017.2 como fundamentais para potencializar seu aprendizado. Iniciamos, desta forma, a possibilidade de aprendizagem por pares.3,4,5,6 Ninguém melhor que o seu próprio par - nesse caso o seu colega - para contribuir com dicas que possam ajudar a solucionar possíveis dificuldades. Afinal, ele mesmo já passou e/ou está passando pela situação e pode possuir uma perspectiva diferente para lidar com o mesmo desafio. A informação é compartilhada entre vocês, sendo dessa forma o conhecimento trabalhado de forma ativa e colaborativa. Assim, você deixa de ser passivo na elaboração de conhecimento[2].

A ferramenta escolhida para nossa apresentação como equipe e, também, para a apresentação da disciplina foi o fórum, visto que ele nos proporciona a possibilidade de interagir com os demais colegas e tutores oportunizando uma maior integração entre nós. O fórum também foi a ferramenta escolhida para que vocês pudessem interagir uns com os outros possibilitando um suporte para os desafios individuais - o questionário “Você e a Genética” e a “Associação de imagens” - que fizeram parte do momento diagnóstico. Podemos citar, como exemplo, uma integrante da equipe Frederick Griffith que, ao notar que havia colegas com problemas para enviar o arquivo do desafio associação de imagens, contribuiu com todos os integrantes da equipe Instrugen ao compartilhar uma dica importante. Ela postou um passo-a-passo explicando como compactar as imagens do arquivo para diminuir seu tamanho. Agradecemos pela colaboração!

Os desafios individuais foram propostos para que fosse possível conhecermos um pouco mais de cada um de vocês, incluindo as concepções prévias sobre Genética. No questionário “Você e a Genética” foi possível saber suas expectativas em relação a Instrugen, suas maiores dificuldades sobre o conteúdo relacionada à Genética e de que forma você se sente mais confortável em aprender. Na proposta denominada “Associação de imagens” foram utilizadas diferentes estratégias para potencializar o diagnóstico a cada desafio. A proposta geral foi contextualizar a genética relacionando este conteúdo com imagens cotidianas   e aumentar o grau de dificuldade a cada desafio proposto.7,8,9,10 

Desafio 1

[pic 2]

Considerando a subjetividade das associações, o desafio 1 deste instrumento de avaliação foi idealizado para possibilitar o descarte de imagens e sua não associação ao conteúdo de genética. Como avaliadores, escolhemos imagens e associamos a diferentes conceitos. Esta associação pode ser diferente para cada um de nós e ainda é possível não vermos associação.

Desafio 2

[pic 3]

A estratégia utilizada para o desafio 2 foi estimular a memória de cada um de vocês para que fosse possível associar um conceito de genética a cada uma das imagens disponibilizadas no instrumento de avaliação.

Desafio 3

[pic 4]

A estratégia para o desafio 3 foi a aplicação de parte do poder do questionamento.11,12 Pense em quantos desdobramentos um questionamento pode desencadear... Ele pode iniciar uma conversa, estimular a aprendizagem, ser o pontapé inicial para uma pesquisa, estreitar a relação entre o professor e os estudantes e, também, avaliar os interesses, possíveis dificuldades e o nível que os estudantes estão em relação ao processo de aprendizagem.

Desafio 4

[pic 5]

 Para avaliar o conhecimento de cada um de vocês, propomos que no desafio 4 os conceitos associados às imagens no desafio 2 fossem explicados com as próprias palavras. Por último vocês tiveram a oportunidade de avaliar a experiência de vocês durante a realização do desafio “Associação de imagens” e, inclusive, de modificar os critérios de avaliação propostos por nós, avaliadores. Quanto mais se sabe sobre um determinado conceito/tema, mais fácil é simplificar, adequar linguagem e exemplificar, caso contrário possivelmente apenas repetiremos uma definição.

Tomando como base os resultados do momento diagnóstico, propomos um novo momento, o de contextualização. Este tem como objetivo contribuir para minimizar as possíveis dificuldades diagnosticadas e, também, aprimorar as concepções e conhecimentos trazidos por vocês em relação ao conteúdo de Genética e aprendizagem.

Vamos dar início aos desafios da dinâmica colaborativa!

Você pode encontrar no caça-palavras oito termos compostos e quatro palavras. Nossa proposta é que você os utilize como palavras-chaves para realizar os desafios propostos a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (688.7 Kb)   docx (468.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com