TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência no Ensino Fundamental Construção do Conhecimento Científico na Escola

Por:   •  16/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

A ciência no Ensino Fundamental. Construção do conhecimento científico na escola.

No Brasil, estudos relacionados ao currículo das ciências e história da educação mostram que no ano de 1950, uma vez que as disciplinas científicas tinham carga horária menor que as de humanidade. O ensino do latim era preponderante nos currículos do ensino secundário, enquanto, no currículo do ensino primário, as ciências naturais passaram a constar de forma efetiva a partir da década de 1970, quando foi promulgada a Lei 5.692/71, a qual reestruturou os níveis de ensino e tornou o ensino de ciências obrigatório nas oito séries do 1º grau (KRASILCHIK, 1987; LOPES, 1998; ROMANELLI, 2007). A matéria de Ciências é um produto social, com o passar da sua históriapassou por dominação dos diversos métodos que acontecia perante a sociedade. O ensino de Ciências tem uma historia passada transformadora. Aconteceram transformações nas escolas, na construção da educação dos docentes, nos recursos educativos, nos livros didáticos utilizados e no domínio geral. Nos tempos passados com o crescimento da industrialização acelerada, gerou vários problemas relacionados ao meio ambiente. Objetivo do ensino das Ciências, educarem raciocínio lógico e desenvolver a capacidade de observação. Critérios recomendados às aulas temporárias mediante debates, vários estudos para solução de problemas, dando prioridade as voltadas para o dia-dia dos alunos. Nos anos 50 - transferir conhecimentos atualizados. Anos 60- Experimentar critérios científicos, e com mais debates de pesquisas. Anos70- Estimular a pratica de pensar logicamente e criticamente. Jogos esimulações. Anos 80 - Pensar sobre as sugestões sociais do conhecimento cientifica etecnológico, para soluções de problemas. Compreende-se que a concepção educacional como organização de uma nova escola, pois confiava-se que, só assim, a educação poderia se tornar melhor. A mesma enxergava a escola como algo permanente na educação do novo ser. Ainda caracteriza, em todo o seu projeto pedagógico, a importância de seiniciar as orientações ainda na infância, e que deve continuar tanto na adolescência quanto na fase adulta. Desta maneira, debate vários métodos de aprendizagem e observa que, ao introduzir a associação da ação educacional com a realidade do dia a dia de cada um, os docentes estarão atingindo o objetivo da pedagogia prática,  

pois, o propósito maior da educação é possibilitar, às crianças, a construção do espírito e crescimento pessoal e social. A pratica educacional está relacionada com a cultura e, por isso, as suasfundamentais preocupações caracterizam a criação de novas formas de   aprendizagem. Dessa forma, ela caracteriza a realização de maneira pratica como algo fundamental no desenvolvimento de ensino de ciências, gerando uma recente realidade social. A escola deve como fundamentação o trabalho, mostrando, assim, o sistema educativo de uma escola ativa, que educa o aluno por meio do trabalho, pois Krasilchik.  esperava que, desta maneira, o ser humano poderia conseguir seus princípios, sendo a execução física considerada uma condição necessária e de grande significado dentro do processo de transformação do futuro do ser humano.

 A experiência no ensino de ciências, nos níveis primários e secundários,ainda é atual em alguns aspectos no contexto brasileiro, visto que muitas mudanças e avanços aconteceram nessa área por influências das relações de trabalho, modos de produção e avanços tecnológicos, estabelecidos mediante os modelos econômicos presentes na sociedade em cada período. compreender que os fins pedagógicos são competentes e passam por varias mudanças diante dos aspectos mencionados, é de extrema importância pensar sobre o currículo escolar, os materiais didáticos e os métodos de ensino, entre outros. Trabalhar com as crianças desde cedo não só a ciência relacionada á higiene ,saúde, corpo humano e estruturas de animais e vegetais, mas também explorando o mundo que a cercam trabalhando também a física dentro da ciência com essas crianças, foi o que fizeram um grupo de pesquisadores apresentando a uma escola publica um projeto que teve como questão de pesquisa: "quais são as contribuições da utilização de situações-problema como metodologia para a abordagem de temas relacionados à física em aulas de ciências das séries iniciais?". Utilizando materiais de baixo custo, sabendo da dificuldade de se te - lós ou por falta de estrutura ou verba, proporão varias atividades embasado na física fazendo os alunos entenderem e discutirem como funciona .Iniciar a Ciência cientifica com as crianças é importante, pois aproveita a vontade deles de saber das coisas, tornando tudo mais fácil, foi o que fez a professora Inês Prates Galindo Borges alfabetizadora da Fundação Bradesco em Osasco, com uma simples indagação das crianças do que acontecia com as pilhas quando são jogadas no lixo a partir dali criou um projeto em cima da curiosidade das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (220.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com