TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência no Ensino Fundamental. Construção do conhecimento científico na escola.

Por:   •  14/6/2015  •  Resenha  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

A ciência no Ensino Fundamental. Construção do conhecimento científico na escola.

Resumo da obra:


        O artigo Iniciação Científica nas Séries Iniciais  aqui resenhados é de autoria de Anderson Moço, o autor conta a historia da Inês Prates Galindo Borges uma professora do 1º ano na escola de educação básica e profissional Fundação Bradesco, ela elaborou um projeto (recebeu o troféu de Educadora Nota 10 no Premio Victor Civita de 2008), que fazia com que os questionamentos feito pelos alunos os levassem a pensar mais sobre projetos científico, ela deixa claro que não há necessidade de infantilizar os recursos, pois o foco é a alfabetização, o meio ambiente, e a conscientização ecológica, criando assim a iniciação cientifica.  

       Para descobrir o que as crianças pensavam sobre o descarte de pilhas, promoveu uma discussão e entregou um questionário para que os pais apontassem o destino dado às pilhas usadas, então trouxe para os alunos muitos textos informativos, (como livros e revistas) e também a Legislação Ambiental, sobre o assunto a ser tratado. Para dar continuidade ao projeto no laboratório, ela convidou um engenheiro ambiental para uma aula expositiva, proporcionando aos alunos um melhor esclarecimento sobre o descarte de pilhas e baterias, e explicando o que poderia acontecer se as mesmas entrassem em contaminação ao meio ambiente. Foi demonstrado como a pilha é por dentro, e aproveitando a presença do engenheiro ambiental, foi possível que ele tirasse as duvidas dos alunos.
      O projeto foi tão bem sucedido, que os alunos foram convidados a fazer palestras sobre o assunto, que com o apoio da prefeitura distribuíram pela cidade, coletores de pilhas e baterias.

        O artigo, Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações-problema de autoria de  Beliato Santana Campos, Fernandes.S.A e Souza.N.F. Percebe-se que nas escolas de Ensino Fundamental, em especial na rede pública, não se dá muita  importância para as matérias de física, química, e fenômenos relacionados à natureza, nas séries iniciais. Nessa fase as crianças com idade entre 7 a 10 anos, estão no estágio das operações concretas, por esse motivo seria interessante a criança ter o contato com conceitos científicos, pois ela poderia despertar o gosto pela ciência, e assimilar muito mais.
      Os professores valorizam muito a memorização do aluno, deixando um pouco de lado a abordagem a conceitos relacionados à física. Às vezes falta ao professor o gosto pela física e a segurança para ensinar os conceitos. Mas existem vários fatores, como a realidade da escola e o currículo, que na verdade são os principais fatores que contribuem para que a física não seja abordada nas séries iniciais, dessa forma não devemos responsabilizar os professores. 
       O ideal para abordar a física nas séries iniciais seria a união de situações problemas a atividades experimentais, pois dessa forma o aluno tem a oportunidade de fazer experimentos e tirar duvidas, promovendo uma alfabetização científica.

Segundo revisão realizada, pode se afirmar que os autores usaram uma linguagem simples e de fácil compreensão sobre o tema proposto, se apoiando a outros estudiosos para chegar a suas conclusões. Acredito que a obra contribuirá significativamente, pois de maneira clara e direta nos fornecem sugestões e ideias criativas, auxiliando no trabalho de docentes que buscam ideias e inspirações no ensino e aprendizagem dos alunos  nas séries iniciais,  nos proporcionando sugestões de fácil aplicação e realização no ambiente escolar.
Percebe-se no decorrer da leitura de como desenvolver experimentos científicos nas series iniciais do ensino fundamental que o projeto da professora Inês Prates incentivou os alunos a pensar e elaborar novos projetos, porque esse projeto foi importante não só para a comunidade escolar e sim para a cidade também, pois eles se juntaram com a prefeitura e divulgaram a campanha de coletores de pilhas e baterias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com