TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino De A A Z

Trabalho Universitário: O Ensino De A A Z. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

O termo dislexia embora exista uma grande incidência destes casos, não existe ainda uma definição universal de/para dislexia. Cruz (1999) nos revela uma perspectiva de várias definições existentes sobre dificuldades na leitura. Rebelo (1993, cit. in Cruz, 1999) diz-nos que as dificuldades específicas de aprendizagem da leitura, situam-se ao nível cognitivo e neurológico, não havendo uma explicação evidente para estas dificuldades e que, para uns ela inclui apenas dificuldades intrínsecas ao indivíduo e que, para outros é mais geral e alarga-se às dificuldades externas ao indivíduo.

Assim, de acordo com Torres e Fernández (1997), dislexia engloba uma dificuldade na aprendizagem da leitura, que se manifesta por dificuldades de distinção ou memorização de letras sozinhas ou agrupadas numa palavra, assim como dificuldades na estruturação das frases, perturbando a leitura e a escrita.

Segundo a ABD – Associação Brasileira de Dislexia, a Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. "A dislexia é uma disfunção cerebral localizada na área da linguagem e por isso afeta a fala, a leitura e a escrita", esclarece a psicóloga Mônica Bianchini, da Associação Brasileira de Dislexia (CITAÇÃO). .

A lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nos afirma dizendo: “ O dever do estado com a educação escolar publica será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.” (Art. 4º, LDB). (CITAÇÃO).

De acordo com Vygotsky (1989), todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade. Ou seja, cada pessoa tem seu conhecimento de acordo com sua história. Já Luria e Yudovich (1985), diz que a palavra influi sobre a criança, enriquecendo e aprofundando sua percepção direta e conformando sua consciência.

BUSCAR CITAÇÕES MAIS RECENTES!!!

Contudo a dislexia e as desordens do déficit de atenção e hiperatividade não estão correlacionados com problemas de desenvolvimento.

Tomando por base a proposta de Condemarín (l989, p. 55),

a dificuldade de aprendizagem relacionada com a linguagem (leitura, escrita e ortografia), pode ser inicial e informalmente (um diagnóstico mais preciso deve ser feito e confirmado por neurolingüista) diagnosticada pelo professor da língua materna, com formação na área de Letras e com habilitação em Pedagogia, que pode vir a realizar uma medição da velocidade da leitura da criança, utilizando, para tanto, a seguinte ficha de observação, com as seguintes questões a serem prontamente respondidas : REVER ESSA CITAÇÃO!!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com