TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Funcionamento da Bomba de Sodio e Potacio

Por:   •  6/5/2020  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

[14:10, 06/05/2020] Luana Wanessa: Como funciona a bomba de Na⁺/ K⁺

A membrana plasmática é uma estrutura semipermeável , ou seja algumas moléculas a atravessam com facilidade quanto outras não.

A bomba de sódio e potássio é um dos tipos de transporte da célula, sendo especificamente um transporte ativo com gasto de energia (atp), e uso de proteínas . O qual ocorre devido a diferença de concentração dos íons sódio (Na+) e potássio (K+) dentro e fora da célula.

O mecânico de funcionamento da bomba é derivada da hidrólise do atp para o transporte do Na + para fora da célula ao mesmo tempo o K+ entra na célula . Esse mecanismo depende sempre da sua etapa anterior e assim por diante tendo um processo cíclico, caso ocorra algum erro o ciclo inteiro se encerra. A bomba se inicia aberta para o lado intracelular e fechada para o Extra quando então 3 íons de Na+ e uma molécula de atp são ligados a bomba que assim que a molécula de atp de quebra e libera energia para então ela se abrir para o lado extra-celular e assim sendo feita a retirada do meio intracelular. Logo em seguida há entrar de 2 íons de K+ que só fazem a entrada no meio intra quando a molécula de fosfato é liberada e assim fazendo o fechamento do lado extra e abrindo o lado intra para haver a entrada dos 2 K+ na célula, desta forma, os níveis de potássio intracelulares seriam mantidos, conferindo um bom funcionamento do sistema celular. Causando assim uma diferença de cargas elétricas dentro da membrana plasmática que acaba facilitando a entrada de aminoácidos e açúcares na célula . Fora a importância das altas concentrações de potássio dentro da célula que permitem a manutenção do equilíbrio osmótico

Em resumo a bomba de sódio e potássio utiliza da diferença de concentração intra e extra-celular para fazer o transporte dos íons Na+ e K+ para assim melhorar o funcionamento da célula e auxiliar na entrada de outras moléculas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com