TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HPV

Por:   •  27/12/2017  •  Monografia  •  6.363 Palavras (26 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 26

1 INTRODUÇÃO

O HPV é um vírus de transmissão preferencialmente sexual sendo que eles podem apresentar diversos subgrupos, dentre os quais dependendo de sua linhagem poderão causar lesões condilomatosas ou fazer com que o indivíduo desenvolva câncer de colo de útero, vulva, vagina ou região anal, dentre eles os que mais oferecem risco de desenvolver neoplasias são o 16 e 18 que são de alto risco e tem cerca de 70 % de chance de causar lesão pré neoplásica podendo evoluir para câncer, sendo que entre os dois o que tem maior risco oncogênico é o 16.

O exame de papanicolaou ou também conhecido como citologia oncótica, é um exame cujo seu procedimento é coletar a secreção do colo do útero da paciente e numa lâmina fazer um esfregaço do material coletado, e então após fixado o material na mesma é realizada a coloração de Papanicolaou e analisada em um microscópio óptico. Esse exame é a melhor forma para diagnosticar lesões logo no início.

No exame de Papanicolau são levados em conta alguns critérios histológicos e citológicos que vão determinar a presença de lesão intraepitelial de alto grau são eles maturação epitelial alterada com camadas desorganizadas, atipias nucleares em todas as camadas principalmente nas profundas, cromatina grosseira, coilócitos menos frequentes, mitoses típicas e atípicas, perda da maturação e o fundo do esfregaço apresenta inflamação.

2 OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo descrever através da revisão da literatura as alterações celulares que o HPV 16 e 18 pode causar nas lesões intraepiteliais de alto grau e um eficaz programa de rastreamento.

3 REVISÃO DA LITERATURA

3.1 A ANATOMIA DO SISTEMA GENITAL FEMININO

O sistema genital feminino é composto pelos seguintes órgãos: útero, vagina, vulva, ovário e tubas uterinas (Figura 1) (SPALTEHOLZ; SPANNER, 2006).

O colo uterino ou também conhecido como cérvice, situa-se atrás e na parte inferior e apresenta forma cilíndrica, seu comprimento varia entre 2,5 e 3 cm. É dividido em duas porções: a primeira porção é onde se encontra a maior quantidade de fibras musculares lisas, fica mergulhada no tecido pélvico subperitoneal, a segunda porção apresenta uma grande quantidade de tecido conjuntivo, conhecida como porção vaginal do colo ou portio vaginalis, é o que se consegue ver no exame especular. É nomeado como ectocérvice a porção do colo do útero que propaga-se do óstio do útero (externo) ao fórnice da vagina, seu revestimento é composto por epitélio estratificado escamoso (pavimentoso) não queratinizado (SPALTEHOLZ; SPANNER, 2006).

Figura 1: Anatomia do trato genital feminino

Fonte: Junqueira; Carneiro (1999).

3.2 HISTOLOGIA E CITOLOGIA DO COLO UTERINO

O colo uterino é composto por três epitélios o epitélio escamoso estratificado não queratinizado, o epitélio cilíndrico simples e a junção escamo colunar (JEC) que é a junção dos dois epitélios.

3.2.1 Epitélio escamoso estratificado não queratinizado

O epitélio escamoso estratificado não queratinizado (Figura 2) é encontrado na região da ectocérvix, e é constituído por células basais, parabasais, intermediárias e superficiais (SELLORS, 2004).

Figura 2: Epitelio escamoso estratificado não queratinizado.

Fonte: http://anatpat.unicamp.br

As células superficiais são de tamanho grande e poligonal, com citoplasma abundante e derivam da camada superficial do epitélio, cada célula possui um núcleo central, picnótico e denso, citoplasma translucente o qual é normalmente acidofílico, mas pode se apresentar cianofílico (Figura 3) (MCKEE, 2001).

Figura 3: Ectocérvice normal: células escamosas superficiais com

citoplasma eosinofílico ou basofílico. Um polimorfonuclear.

Fonte:http://screening.iarc.fr

As células intermediárias são um pouco menores do que as superficiais e também são de forma poligonal e tem o núcleo oval ou vesicular, finamente granuloso e discretamente maior, pois essas células são menos amadurecidas, o citoplasma se encontra cianofílico (Figura 4), porém as vezes pode se apresentar acidofílico. Nota-se que alguns citoplasmas são muito pálidos (MCKEE, 2001).

Figura 4: Ectocérvice normal: células escamosas intermediárias

basofílicas.

Fonte:http://screening.iarc.fr

As células basais e parabasais são observadas normalmente em esfregaços cervicais colhidos de mulheres menopausadas. O epitélio não amadurece devido a falta de estrogênio e progesterona e normalmente é muito delgado, esse tipo de célula é pequena, arredondada e possuem um núcleo relativamente maior centralizado e citoplasma acidofílico ou cianofílico (Figura 5) (MCKEE, 2001).

Figura 5: Atrofia menopausal com grandes aglomerados de células

basais ou parabasais e alguns núcleos nus.

Fonte:http://screening.iarc.fr

3.2.2 Epitélio cilíndrico simples

O epitélio cilíndrico simples (Figura 6) é encontrado na região do canal endocervical e tem em sua composição uma única camada de células chamadas de células endocervicais (SELLORS, 2004).

Figura 6: Epitélio cilíndrico simples

Fonte:http://anatpat.unicamp.br

As células endocervicais são altas e do tipo cilíndrico com núcleo basal, mostrando aparência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com