TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Histórico do Ensino em Ciências

Por:   •  29/5/2021  •  Seminário  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

A circulação sistêmica tem como função conduzir sangue com alta pressão parcial de oxigênio para os tecidos, com o objetivo de oxigená-los. Essa circulação se inicia no ventrículo esquerdo (VE), que, ao realizar uma sístole de 80 mmHg de pressão, ejeta o sangue para a artéria aorta, atravessando a valva aórtica. Essa valva se abre, permitindo a passagem do sangue para a artéria aorta, e se fecha quando o ventrículo começa a relaxar durante sua diástole, impedindo o refluxo sanguíneo para o ventrículo esquerdo. A artéria aorta, que é de grande calibre, ramifica-se e origina artérias de médio calibre, que, por sua vez, dividem-se em artérias de pequeno calibre. Essas pequenas artérias originam as arteríolas, que terminam nos capilares, e todas são responsáveis por oxigenar os tecidos, inclusive do próprio coração. À medida que o sangue percorre seu trajeto, o oxigênio é distribuído na extremidade arterial dos capilares, e a pressão parcial de O2 (PpO2) vai diminuindo; em contrapartida, o sangue recebe, também nos capilares, dióxido de carbono, com aumento progressivo da pressão parcial de CO2 (PpCO2). Os capilares, agora venosos, originam vênulas, que formam veias de pequeno calibre. Essas pequenas veias dão origemma veias de médio calibre que drenam sangue venoso ou desoxigenado (pobre em O2 e rico em CO2) nas duas veias de grande calibre: a veia cava superior, que recebe o sangue da cabeça e da parte superior do corpo, e a veia cava inferior, que obtém sangue da parte inferior. Ambas desembocam o sangue no átrio direito (AD). A circulação sistêmica pode ser resumida no seguinte trajeto:

Coração (VE) -------------> Corpo (ramificação da aorta)--------------> Coração (AD)

Vimos que na circulação sistêmica, todos os órgãos que compõem os sistemas do corpo recebem sangue oxigenado proveniente de ramificações da artéria aorta. Agora, conheceremos as porções dessa artéria, as ramificações que ela origina e os órgãos que são supridos por elas.

4 camaras ---> 2 atrios e 2 ventriculos

*Atrio recebem

*Ventriculo manda pra fora do coração

*quando o atrio faz a diastole pra receber o sangue

*quando o atrio faz a sistole esta expulsando o sangue para o ventriculo

*movimento sincronizado

*Endocardio da origem a valva tricuspide (LADO DIREITO), valvula que separa os atrios dos ventriculos. A abertura e fechamento dessa valvas que faz com que o sangue entra e saia do atrio e do ventriculo.

* Valva bicuspide ou mitral (lado esquerdo)

*valvas atrioventriculares

O atrio direito ira receber (Diastole) o sangue com baixo teor de oxigenio atraves da veia cava superior e da veia cava inferior. Esse sangue com baixo teor de oxigenio veio de todos os tecidos do corpo que ja fizeram a sua respiração celular.

O atrio direito ira fazer o movimento de diastole pra receber o sangue das veias cavas, em seguida o atrio direito ira fazer sua sistole, contrai e manda o sangue para o ventriculo direito. (A valvula tricuspide abre e fecha).

Quando o ventriculo direito fizer a sua sistole, vai ejetar o sangue para fora atraves da arteria tronco pulmonar (sangue venoso, baixo teor de oxigenio).

arteria tronco pulmonar ------>  subdivide em duas  ---->  arteria pulmonar direita e esquerda, tem como função levar o sangue rico em co2 para o pulmão, para que o co2 saia de dentro do sangue passe para o pulmão e seja expelido pelo ar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com