TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto do Homem na Natureza

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 5

ARTIGO ALVES

ALUNO: RAFAEL AGUIAR DE MIRANDA

O Impacto do Homem na Natureza

PARTE HISTÓRICA

        De uns anos para cá a preocupação com a natureza vem aumentando a cada dia e com essa preocupação aparece a problemática do impacto que o homem causou e causa na natureza, para se discutir sobre essa problemática temos que começar com os nosso antepassados que foi a onde tudo começou.

        Há muito tempo atrás os nossos antepassados começaram a evoluir de uma forma impressionante e com essa evolução a forma de vida deles começou a mudar, com isso esses macacos foram pouco a pouco adotando uma maneira de andar mais ereta e com isso foi acontecendo a famosa “ Humanização do Macaco pelo Trabalho” proposta pelo Frederick Engels. Essa humanização fez a necessidade da construção de especies de casas e assim começou o pequeno mais já existente desmatamento de arvores.

Outro aspecto muito importante visto na humanização do macaco foi a alimentação cárnea e com ela veio a dominação do fogo e a domesticação de animais. “Ambas essas conquistas representaram, assim, novos meios de emancipação para o homem. Penetrar, em detalhes, nos seus efeitos indiretos, levar-nos-ia a demasiado longe, apesar da altíssima importância que tiveram no desenvolvimento do homem e da sociedade”. (Engels, 1883 p.221)

Com a evolução do homem e da agricultura, a disputa por terra aumentou gradativamente e a exploração da mão de obra começou, com isso uma parte das terras já começou a ser desmatada para o uso da agricultura. Aos poucos o homem começou a dominar boa parte da natureza e dos animais conseguindo ter uma expectativa de vida maior, com isso a população foi aumentando ao poucos e a necessidade por mais alimentos fez com que a exploração das terras e dos animais crescessem.

Os anos se passaram e a retirada de bens naturais foi aumentando monstruosamente, em meados do seculo XIX aconteceu a revolução industrial que agravou muito a poluição e um exemplo claro disso foi o aquecimento global agravado pelo efeito estufa com a emissão de gases poluidores, se por um lado a revolução industrial  trouxe beneficios econômicos, políticos e sociais pros países mas por outro levou o meio ambiente a catástrofe.

Na revolução industrial foi quando uma pequena parte da população começou a discutir se toda essa retirada e uso dos bens naturais sem consciência não traria algum tipo de prejuízo no futuro, porem com a falta de meios de pesquisa daquela época, eles não conseguiram levar isso para frente.

O IMPACTO CAUSADO NA VEGETAÇÃO

        Quando algum ecossistema sofre um impacto, na maioria das vezes o primeiro elemento a sofrer alguma alteração é a vegetação, pois ela é o reflexo do solo, relevo e clima do local, o que acaba facilitando esse tipo de mudança.

Antes do ser humano modificar alguma coisa na vegetação mundial, existia uma harmonia entre os animais, clima e vegetação. A partir do momento que começou a ocorrer o desmatamento em algumas áreas e em outras o uso para a agricultura, a vegetação foi mudando ao poucos e hoje é completamente diferente de antigamente.

        “Mesmo nas regiões de agricultura limitada, muitas vezes a vegetação não é inteiramente nativa, praticando-se o reflorestamento. Nas regiões semiáridas [...] o homem transformou o equilíbrio ecológico natural aumentando o numero de animais  herbívoros (gado), resultando no final a redução do status da vegetação, a disseminação de plantas com exigências ambientais mais modestas - plantas xerófitas (resistentes à seca), plantas resistentes ao fogo e plantas intragáveis. Eis aí um exemplo de evolução forçada, em que a defesa contra os efeitos colaterais da atividade humana é o primeiro requisito da sobrevivência.” (Drew, 1977 p.61)

        Hoje nos podemos dizer que todas as vegetações existente no nosso planete sofreram algum tipo de vegetação, seja de pequeno ou grande grau, em alguns casos sobram apenas algumas “manchas” de vegetação original, que podem ter sofrido algum tipo de alteração, mas continuam mantendo suas principais características porem existem alguns tipos de vegetação como a floresta úmida tropical e as regiões semiáridas que são muito sensíveis ou seja podem sofrer mudanças irreversíveis.

        Podemos dizer que existem 3 tipos de mudanças nas vegetações: as mudanças em pequena escala, as mudanças em média escala e as em grande escalas. As mudanças em pequena escala são aquelas que acabam levando uma ou outra especie para outro habitat, sendo por meio de transportes (carro, trem, carroça…) ou simplesmente uma pessoa retira uma planta de um local e leva para outro. As mudanças em média escala são as mudanças que exercem algum tipo de impacto significativo, temos como exemplo a guerra do Vietnã quando uma parte da floresta foi desfolhada por interesse militar. As mudanças em larga escala são aquelas que a mudança é muito grande na vegetação que causa uma mudança muito grande no ecossistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com