TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impressionismo - Resumo

Artigos Científicos: O Impressionismo - Resumo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 2

O Impressionismo – Resumo

O impressionismo, tem como base e característica a realidade em questão de iluminação, como, passar para uma tela algo realmente vibrante, com detalhes de iluminação baseados em ângulos, pois as cores naturais se modificam continuamente em relação a incidência da luz solar, tornando assim evidente em cada pintura, detalhes como profundidade, traçados e deixando de lado o contorno evidente, que, conforme citado – é uma abstração do do ser humano para representar imagens.

Essas características fizeram com que os artistas que trabalhavam o impressionismo, deixasse de lado os sombreados fortes usando cores muito escuras e então começassem a usar mais tons coloridos e luminosos, para passar a sensação real da imagem, como realmente vemos, mudando também conceitos de combinação de cores já usado por pintores barrocos.

Com o estilo de suas artes sendo alvo de críticas conservadoras, Édouard Manet, chega então com boas novas para a arte, sendo um dos pioneiros nesse novo tipo de pintura e com certa ajuda do Imperador Napoleão III, se juntou a um grupo, onde então nasceu o “Salão dos Recusados”. Após acusações referentes a um possível plágio em uma de suas obras, foi comprovado que o impressionismo realmente passava algo mais real e mais nítido, com mais sentido e mais centrado, sendo comparado com a obra original.

Podemos dizer que o principio de Manet era retratar paisagens e acontecimentos ao ar livre, onde ele poderia então retratar em suas obras a luz natural do dia.

Já nas obras do consagrado Pierre Renoir, ele acabou usando a mesma técnica da luz do dia, porém, estou essa luz em pessoas/objetos em movimento, danças e reuniões, algumas delas com tão pouca luz devido a sombra do cenário, mas não deixando de ser fiel ao principio do impressionismo.

Já em 1886, tivemos uma evolução na arte impressionista, quando Georges Seurat veio então com um novo estilo de pintura, baseado em pequenos pontos com cores diferentes, onde somando-os seria então notado a sombra ou a luz na obra, essa técnica seria o pontilhismo e divisionismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com