TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS PARASITOSES QUE OCORREM NO MARANHÃO

Por:   •  27/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.050 Palavras (17 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE PITÁGORAS SÃO LUÍS

CURSO: BIOMEDICINA

LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS PARASITOSES QUE OCORREM NO MARANHÃO.

SÃO LUÍS

Abril/2019

ALRILAYNE MELO

ANA CAROLINE MELO

ANA PRISCILA MENDES NEVES

BRENDA LETICIA PEREIRA

CAMILA MARTINS

CAROLINA FERREIRA

DAVI MATOS

EDILSON CASTRO

JAINARA FERREIRA LIMA

LARISSA SANTOS FERNANDES

MAYCKELE LIMA

MIRELLA PINHEIRO ALCÂNTARA

PAULA CRISTINA DOS SANTOS GARRETA

THAISSA CORREA

VALQURIA CAROLINE

WELINTON DA SILVA RIBEIRO

“Trabalho apresentado ao Curso de Biomedicina da Faculdade Pitágoras São Luís, para obtenção da primeira nota do 1 bimestre.”

Profª: Suellen Rocha

SÃO LUIS

Abr/2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................

04

2. ASCARIDÍASE...........................................................................................

05

3. DOENÇA DE CHAGAS..............................................................................

07

4. ESQUISTOSSOMOSE................................................................................

08

5. GIÁRDIA ...................................................................................................

09

6. LEISHMANIA .............................................................................................

11                  

7. MALÁRIA ....................................................................................................

13

8. TOXOPLASMOSE.......................................................................................

14

9. TABELA DAS PARASITOSES QUE OCORREM NO MARANHÃO .........

16

10. CONCLUSÃO ...........................................................................................

19

11. REFERENCIAS .........................................................................................

20

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com os dados averiguados meticulosamente, em busca das mais renomadas parasitoses registradas no estado do Maranhão, através da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) apresentam-se, neste relatório, dados e análises sintéticas sobre as principais ações desenvolvidas nas áreas de sistemas de informações epidemiológicas, vigilância, prevenção e controle de doenças parasitarias. As informações são apresentadas de forma objetiva, abordando suas metodologias e tornando acessível, para os gestores do Sistema Único de Saúde, conhecer e avaliar a situação atual das ações e dos programas executados em sua Unidade Federada. Ao sintetizar os avanços e as limitações presentes no Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, procuramos incentivar e contribuir para que os gestores estaduais e municipais utilizem como instrumento na construção de uma agenda contendo iniciativas capazes de fortalecer essas ações e produzir resultados positivos na promoção da saúde de nossa população.

  1. ASCARÍDIASE:

Dentro das espécies de vermes parasitas de humanos o Helminto Ascaris lumbricoides está entre os mais frequentes no Estado do Maranhão. Conhecido popularmente como lombriga causa um tipo de parasitose intestinal, a ascaridíase, na espécie humana e principalmente em crianças de idade pré-escolar e escolar.

As enfermidades causadas por este micro-organismo são prevalentes nos estados subdesenvolvidos, onde parte da população é pobre ou miserável e vivem em péssimas condições de saneamento básico.A transmissão ocorre através da ingestão de alimentos e água contaminados, após o contato com o material sublingual ou com o solo contaminado, seja através do hábito de lavar as mãos e objetos, ou seja, com a prática da Geofagia (hábito de comer barro) e, raramente, através da inalação ou deglutição de ovos presentes em secreções respiratórias contaminadas, pois as infecções são assintomáticas em mais de 85% dos casos, especialmente se os números de vermes forem muito pequenos.

Entre os bairros e municípios pesquisados no Maranhão, onde ainda encontramos muitas casas de taipa, de chão batido, esgoto e fossas a céu aberto, sendo estes uns dos principais motivos cruciais para a proliferação de doenças parasitarias.

Nas pesquisas realizadas em escolas e bairros no estado do Maranhão a maior incidência é de Ascaridíase que acomete crianças e adolescentes de 4 até 16 anos de idade. Onde podemos citar o município de Bacabal, onde pacientes que realizaram exames parasitológicos de fezes em laboratório particulares apresentam um resultado de 78,3% parasita intestinal Ascaris lumbricoides.

 Bem como nos municípios da Baixada Ocidental onde foram diagnosticados 4201 casos, sendo 54,5% para Ascaris no ano de 2010. Já na periferia com alunos de escolas próximos a UEMA – Universidade estadual do Maranhão 60% da contaminação acometia a faixa etária de 13 a 16 anos, dos indivíduos contaminados 40%, não possuíam água tratada, coletas de lixos regulares, vasos sanitários ou fossas sépticas em casa ou rede de esgoto.

[pic 1]

A ocorrência de parasitoses intestinais nos municípios, bem como nas periferias da capital representam indicadores de que há necessidade de elaborações e implementações de políticas públicas direcionadas a profilaxia e tratamentos dessas parasitoses, melhorando a qualidade de vida da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (347.1 Kb)   docx (422.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com