TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS REAÇÔES E MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO QUALITATIVA DE ÁNIONS: ESPÉCIE ANALÍTICA :NO3-

Por:   •  10/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 6

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM

INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA – INC

CURSO: IN06- LIC. EM CIÊNCIAS- BIOLOGIA E QUIMICA

DÍSCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL

 

RELATÓRIO DE PRATICA 05 :LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS REAÇÔES E MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO QUALITATIVA DE ÁNIONS:

ESPÉCIE ANALÍTICA :NO3- 

BEMJAMIN CONSTANTANT-AM

2022

ISAI RAMOS LOURENCO

 Nº Da MATRICULA - 21556355

 

ESPÉCIE ANALÍTICA 04: NO3ˉ 

Relatório apresentado como um instrumento de obtenção de nota parcial na disciplina de Química analítica experimental, ministrada pelo professor(a): Agmar José de Jesus Silva, no 6° período: do curso de Licenciatura em ciências: Biologia e Química.

Orientador professor: Dr. Agmar Jose de Jesus Silva (agmarster@gmail.com)  

Benjamin Constant – Am

2022

Sumario

Objetivo.......................................................................................4

Introdução....................................................................................5

Fundamentos e metodos..............................................................6

Parte Experimental.......................................................................7

Resultados e discursões...............................................................8

Conclusão.....................................................................................9

Referências bibliográfica...............................................................10  

OBJETIVOS

  • Entender levantamento das principais reações e métodos de identificação qualitativa de aníons.
  • Quais procedimento e métodos químicos podem ser executados no laboratório para identificar tal espécie aniônica.  

        

        

Introdução

Uma amostra a ser submetido a análise de ânions pode conter grande número destes. Mesmo assim a identificação de cada um dos ânions pode ser feito desde se trabalhe em condições adequadas para eliminar interferências.

Na pratica, a classificação e identificação de aníons é realizada por meio de reações e testes prévios, a exemplo de verificação de cor, PH, solubilidade em água, reações especificas como com AgNO3 e BaCl2 e alguns resultados das marchas analíticas dos cátions.

        Segundo o Vogel, os aníons não seguem exatamente uma marcha bem definida.

“Ao contrário dos cátions, a identificação dos ânions não segue exatamente uma marcha analítica bem definida. Identificar um ânion consiste em classifica-lo dentro de um grupos analíticos e então tentar uma serie de mecanismos que permitam a sua identificação, uma outa classificação pode ser atribuída aos ânions com base em seus caráteres redox. Ou seja, pode-se classificar um determinado ânion como redutor, oxidante ou indiferente. Dessa forma, antes de iniciar a pesquisa por um determinado ânion é possível testar seu caráter redox e restringir sua análise pesquisando somente as espécie com o mesmo caráter.”

“Os nitratos são compostos que possuem o ânion nitrato em sua composição (NO3-). Embora existam nitratos tanto inorgânicos quanto orgânicos, os inorgânicos são os que mais se destacam.”  Segundo Stefano Araújo.

“A principal característica que temos dos nitratos é de que todos eles são solúveis. Em termodinâmica, sais formados por íons de carga baixa e tamanho grande são solúveis, como é o caso do nitrato. Não à toa os nitratos de prata (AgNO3) e amônio (NH4NO3) possuem uma solubilidade que ultrapassa os 200 g para cada 100 g de água na temperatura de 25 °C, afinal ambos são grandes e possuem uma carga pequena.” NOVAIS, Stéfano Araújo. "Nitratos"; Brasil Escola.

Segundo o Novais, Stefano Araújo.

“Os nitratos também possuem uma boa estabilidade química, muito por causa do efeito de ressonância antes descrito. No ciclo do nitrogênio, por exemplo, as plantas não assimilam o nitrogênio na forma de nitrato, mas sim de amônio. Para isso, possuem um metabolismo capaz de reduzir o nitrato primeiramente ao íon nitrito, para então reduzir o nitrito ao íon amônio. Em nosso corpo, o nitrato também não participa de reações, sendo necessário que ela seja convertido a nitrito.” NOVAIS, Stéfano Araújo. "Nitratos"; Brasil Escola. Disponível em:  https://brasilescola.uol.com.br/quimica/nitratos.htm.

Fundamentação e Teórica

O ácido nítrico e o ácido sulfúrico são dois dos produtos químicos industriais mais importantes e são produzidos em grandes quantidades. Eles estão conectados de várias maneiras, em termos de fabricação e uso. Ambos os ácidos são vitais para as indústrias de fertilizantes e explosivos e estão entre os reagentes de laboratório mais amplamente usados. Eles também são poluentes graves e contribuem para a chuva ácida.

 “Os compostos de nitrogênio, como um todo, são utilizados na indústria de fertilizantes e, com os nitratos, não é diferente. Os nitratos são de suma importância para a produção da biomassa vegetal, ajudando a promover um crescimento mais rápido de produtos hortícolas, conferindo-lhes folhas mais vistosas e de maiores dimensões”. NOVAIS, Stéfano Araújo. "Nitratos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/nitratos.htm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (330.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com