TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Oleo De Lorenzo

Artigos Científicos: O Oleo De Lorenzo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

Do pesquisador

A grande vantagem desse tipo de pesquisa é a obtenção de dados diretamente na realidade. Sem em nenhum momento perder a pesquisa teórica, em uma ciência baseado em fatos, é napesquisa de campo que as teorias propostas podem ser validadas ou refutadas (como ficou comprovada a ineficácia da dieta e a benéfica do uso do óleo). Assim, com a utilização de técnicas de amostragem estatística (as teorias sobre a redução dos acúmulos de graxos em animais), a pesquisa de campo nesse caso permitiu o acúmulo de conhecimento sobre determinado aspecto da realidade, conhecimento esse que pôde ser comprovado e utilizadopor outros pesquisadores.

Da especulação a apropriação

Aonde a pesquisa sobre o tratamento de Lorenzo pela família e pelos médicos na época, mostra uma forma de medicina especulativa, tendo como base um círculo de poder espiritual (quando os Odones começam a se questionar sobre sua falta de aproximação com a igreja e as consequências advindas dessa atitude) e medicinal (a forma arrogante como os Odones são tratados pelos médicos e especialistas da ciência quanto à forma de cuidados ao tratamento de Lorenzo e em relação às descobertas de Augusto), conhecimento empírico, ou seja, uma forma de entender a moléstia sem qualquer base científica (como a comparação feita por Augusto entre Lorenzo e o ralo de pia). Enquadrada em um círculo às vezesmediúnico (como é mostrado através do cântico do africano e o artefato observado por Augusto entre as coisas de Lorenzo), e através de análises sem qualquer conotação científica ou real (no sonho de Augusto, por exemplo, pelo qual ele descobre a relação da enzima). Em que esse círculo encerra uma crença em divindades (saber religioso) onde o ser humano tenta o transcender. É através dessa crença, que os Odones tentam entender de forma racional, gerada por induções (saber filosófico) a origem da síndrome e a sua ligação de forma cabal com o todo (como é visto no capítulo final do filme, sobre o questionamento da continuidade e utilidade da pesquisa pelos mesmos).

A Cientifização dos fatos

Em contrapartida a posição dos cientistas, médicos e especialista é positivista em primeiro plano, pois:

No filme em questão, os médicos ao teorizarem (hipóteses), usam de uma abordagemestruturalista e se utiliza de método histórico-estrutural (como é o caso do óleo se ébenéfico ou não ao ser humano) que visa coletar (verificação) o máximo de informações sobre os resultados da pesquisa dos Odones (na questão da positividade do tratamento de Lorenzo), a análise do histórico da familiar de Lorenzo e dos artefatos que permitemdeduzir sua origem (da ALD), o estudo dos mitos (do que é verdadeiro comprobatório, ou não no tratamento), apesar da pesquisa documental por parte dos Odones, ou seja, que para o leigo a comprovação superficial seria o suficiente para atestar sua eficácia. Mas, para o especialista a pesquisa exigiria uma comprovação ex-post-facto, pois esta analisa situações, que se desenvolverão naturalmente após algum acontecimento, que é estudar um fenômeno já ocorrido, tentar explicá-lo e entendê-lo em toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com